Justiça suspende concurso para professor do IFCE; Instituto diz que liminar anulou decisão

A prova foi realizada no dia 18 de maio e a decisão de suspender foi divulgada no dia 22 do mesmo mês, depois que um candidato alegar irregularidade no cronograma das provas Uma decisão da Justiça Federal do Ceará deixou candidatos a professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) confusos. A prova realizada no último 18 de maio foi suspensa pela Justiça no dia 22 do mês passado, depois de um candidato alegar que não havia um cronograma regular no edital da seleção. Por meio da assessoria de comunicação, o Instituto disse que entrou com recurso e conseguiu liminar anulando a decisão da Justiça.
Uma nota foi publicada na última segunda-feira, 2, na página do concurso, informando aos candidatos sobre a decisão da Justiça de suspender a validade da prova. “Comunicamos que desde 22/05/2013 se encontram suspensos todos os atos referentes ao Concurso Público – Carreira Docente – objeto do Edital nº. 03/GR-IFCE/2014, até ulterior deliberação da Justiça Federal. Em consequência da decisão judicial em apreço, todos os prazos previstos para a realização das fases do referido certame, estão, igualmente, sobrestados”
A professora Yvanna Guimarães, 25, foi uma das pessoas que fez a prova e questiona a suspensão do concurso. “O edital é muito vago em relação à segunda data, mas quem se inscreveu para a prova, deveria saber disso. Tava claro no edital que não havia uma data marcada para a segunda fase”, defende a professora. “A gente fica mais prejudicado com a suspensão do que com a data indefinida”, acredita.
O concurso público estava previsto para ser fracionado em quatro fases: escrita, desempenho didádico e prova de títulos. Destas, apenas a primera estava com data pré-definida. Para que o concurso volte a ter validade, a Advocacia-Geral da União entrou com pedido de reconsideração da decisão judicial no da 29 de maio.
Segundo o IFCE, o concurso vai poder prosseguir após a liminar a favor do Instituto. Nesta quarta-feira, 4, inclusive, será divulgado o resultado da primeira fase da prova e o cronograma da segunda fase. O IFCE explicou que apenas a prova da primeira fase tinha data marcada. A segunda iria ocorrer até 40 dias depois do dia 18 de maio. O POVO Online não conseguiu contato com a Justiça Federal para confirmar a liminar que teria dado continuidade ao concurso.
Saiba mais
Confira aqui o edital para seleção de professores do IFCE
Veja aqui a íntegra da nota do IFCE sobre a suspensão do concurso.
Fonte: O Povo
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: