Na última segunda-feira (20), policiais militares resgataram uma criança de sete anos e uma adolescente de 12 anos que haviam fugido para uma mata em Itapajé, no interior do Ceará. As meninas relataram que a fuga foi motivada por abusos sexuais cometidos pelo pai. Elas foram encontradas em uma área de matagal no Bairro Ferros.
De acordo com informações da Polícia Militar, as crianças fugiram de casa devido ao medo do pai, contra quem já havia uma medida protetiva em vigor.
O Conselho Tutelar foi acionado e informou que o caso já estava sendo monitorado há alguns dias. O órgão imediatamente solicitou à Justiça o afastamento do pai da família.
Conselho tutelar acompanha o fato
“A atuação do Conselho Tutelar, como porta de entrada, consiste em receber a denúncia e, de imediato, aplicar a medida de proteção, requisitando ao Poder Judiciário o afastamento do agressor do lar. A adolescente foi conduzida ao Instituto Médico Legal [Pefoce], com uma guia policial expedida juntamente com o boletim de ocorrência”, explicou Francisco Maia, conselheiro tutelar de Itapajé.
Segundo o conselheiro, a adolescente soube que o pai estava solto em casa e, por medo, decidiu fugir levando sua irmã pequena para protegê-la. As duas meninas estão agora sob os cuidados da mãe e supervisionadas pelo Conselho Tutelar.
Essa intervenção rápida e eficiente destaca a importância da atuação conjunta entre a Polícia Militar e o Conselho Tutelar para garantir a segurança e o bem-estar de crianças em situação de risco.
–
Com informações do G1
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024