Centenas de pessoas vestidas de branco são esperadas, na manhã desta sexta-feira (10) para participarem da caminhada “Icó Pede Paz”, que acontece nas principais ruas e avenidas da cidade de Icó.
A manifestação é realizada por entidades da sociedade civil icoense, que se reúnem há alguns meses para debater medidas que visem diminuir a sensação de insegurança que atualmente sente a comunidade local.
Integram as instituições as igrejas Católica e Evangélica, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicatos, Escolas, Maçonaria, Associações e Movimentos, entre outros, que propõem o cumprimento de 12 medidas para a retomada da sensação de segurança.
Entre as propostas, debatidas juntamente com autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e Polícias Civil e Militar, estão a da implantação de um sistema de monitoramento de segurança, funcionamento da Guarda Civil local e a realização de abordagens constantes pela Polícia Militar.
Durante o ato, será realizado um abaixo assinado coletivo para a efetivação destes pedidos. Após a coleta das assinaturas, será entregue um documento com as propostas para as autoridades locais e estaduais, para que sejam tomadas medidas que visem restabelecer a tranquilidade da população.
A caminhada terá início em uma praça localizada no bairro BNH, nas proximidades de uma região com altos índices de violência, e seguirá até a Coluna da Hora, no Centro Comercial de Icó, onde serão realizadas paradas e terão falas de autoridades da área de segurança e de entidades do município.
De acordo com a organização do evento, um dos fatos alarmantes da insegurança no município de Icó diz respeito aos homicídios, contabilizados cerca de 30 em 2013 e que passou de 20 ocorrências em 2014, conforme dados obtidos pelos organizadores do evento junto aos órgãos de Segurança Pública.
Recentemente, tiros em via pública, balas perdidas e o tráfico de drogas têm tirado o sossego da população de Icó, que repetidamente vê esses casos e hoje tem diminuído o antigo hábito de ficar na calçada durante a noite.
A mobilização das entidades de Icó irá continuar após a caminhada, a partir do Fórum Permanente de Segurança, proposto pelo juiz e promotor da Comarca de Icó, com vistas a promoção de ações integradas entre poderes e sociedade em prol da segurança da comunidade local. ( Amaury Alencar)
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024