Icaraí e as duas realidades de moradores na conscientização do destino do lixo

A coleta de lixo residencial na praia do Icaraí passa regularmente toda semana. No entanto, alguns moradores, caseiros e condomínios ainda insistem em não esperar pela coleta e deposita o lixo em vários pontos do bairro.
O lixo no Icaraí tem vários destinos. O correto é colocar os resíduos apenas nos dias de coleta realizado pela Secretaria de Patrimônio Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Além do agravante do lixo residencial ainda existe o problema das poldas e dos restos de materiais de construção das intensas obras particulares que existe no bairro. O lixo residencial é obrigação do poder público de recolher. Já as poldas e  o entulho posto nas ruas não é obrigação da prefeitura recolher. O entulho deve ser recolhido por empresa particular contratada pelo gerador do entulho ou da polda. Mesmo assim o Governo Municipal mantém um dia de coleta de poldas por toda cidade.
No Icaraí várias rampas de lixo são formadas pela falta de consciência da população que deposita a qualquer momento o lixo nas ruas. Por outro lado existe o núcleo de moradores que estão tentando conscientizar os demais. Faixas onde antes tinham rampas de lixo estão sendo colocadas com a indicação da Lei Municipal 1367 de 15 de maio de 2001 que inclui até multa para os pequeno e grandes geradores de lixo que não destina da forma correta os resíduos.
Na esquina da rua Nascente, no Icaraí, alguns moradores, zeladores de condomínios próximos, e caseiros aproveitam de uma área de um prédio abandonado para forma uma rampa de lixo que começa a dificultar até a passagem da rua. Já numa rua próxima os próprios moradores cercaram um terreno baldio com faixas para conscientizar a população para o problema.
Jogar lixo na rua dá multa
A Lei Municipal 1367 de 15 de maio de 2001 prevê que caso o grande ou pequeno gerador de resíduos (seja lixo residencial ou de empresa) após ser notificado e não tomar os devidos reajustes para normalizar a situação deve ser multado de acordo com a quantidade de resíduos gerados. A SPSPTrans está notificando e multando os pequenos e grandes geradores de lixo que desrespeitam as Leis, o poder público, e a população da cidade. A questão do lixo é ainda mais agravante para a população por conta da contaminação da área e das várias doenças que podem ser geradas pelo acumulo do lixo em locais inapropriados e próximos a áreas residenciais.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: