
O governador Elmano de Freitas assinou, nesta sexta-feira (28), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o termo de adesão do Ceará ao Programa Garantia Safra 2024/2025. A ação conta com a participação de 181 municípios cearenses e tem potencial de beneficiar até 200 mil agricultores familiares em caso de perda da produção por seca ou excesso de chuvas.
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O investimento total é de R$ 144 milhões, somando contribuições do Estado, da União, dos municípios e dos próprios agricultores.
“Gostaria de agradecer aos prefeitos e prefeitas do Ceará. Não haveria esse Programa sem a organização de vocês, a participação dos movimentos ligados ao campo e a união dos trabalhadores. Esse esforço demonstra a maturidade que alcançamos por algo absolutamente justo. Estamos todos juntos para garantir ao agricultor cearense um pagamento caso ele tenha uma perda de safra”, destacou o governador Elmano.
Criado em 2002, o Garantia Safra assegura aos agricultores familiares uma renda mínima temporária em situações de perda de safra, contribuindo para a permanência das famílias no campo e o enfrentamento dos impactos climáticos na produção agrícola.
- GREC elege nova diretoria para biênio 2025-2027 com Danilo Correia na presidência - 1 de abril de 2025
- Roque, ex-assistente de Silvio Santos, enfrenta problemas de saúde aos 87 anos - 1 de abril de 2025
- Prefeito anuncia reforço na operação Caucaia Limpa a partir de quinta-feira - 31 de março de 2025