Governador do Ceará recomenda aumento das restrições contra Covid-19 em cinco municípios

Juazeiro do Norte chegou a ter lockdown no pico da pandemia. Casos voltam a ter aumento (Foto: Wesley Junior/Especial para O Povo)

O novo decreto de isolamento social do Governo do Ceará contra a pandemia de Covid-19 recomenda aumento das restrições nos municípios de Juazeiro do Norte, Tauá, Crateús, Icó e Russas, em função do aumento do número de casos de novo coronavírus. O decreto número 33.775 foi divulgado na noite deste domingo, 18. O governador antecipou no sábado que recomendaria ampliar as restrições.

“Em função dos dados epidemiológicos verificados pelas autoridades da saúde, deixa-se recomendação aos municípios de Crateús, Icó, Russas, Juazeiro do Norte e Tauá para que reforcem a fiscalização e adotem medidas de isolamento social mais restritivas para conter a disseminação da Covid-19, especialmente quanto à redução de aglomerações”, diz o texto.

forcem a fiscalização e adotem medidas de isolamento social mais restritivas para conter a disseminação da Covid-19, especialmente quanto à redução de aglomerações”, diz o texto.

Os municípios não podem adotar medidas de isolamento menos restritivas que as definidas pelo Estado. Mas, acatar ou não a recomendação de mais restrições é decisão de cada prefeito.

Por causa da piora dos indicadores da Covid-19, o Ceará tem a segunda semana seguida sem avanço no plano de reabertura das atividades econômicas, conforme anunciou o governador Camilo Santana (PT) no sábado.

Voos internacionais

O governador também informou, no sábado, que enviou ofícios ao Governo Federal solicitando reforço nas ações de controle sanitário realizadas no Aeroporto Internacional de Fortaleza, o Pinto Martins. O pedido foi realizado a órgãos como o Ministério da Infraestrutura, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Coloquei toda a estrutura do Governo do Estado à disposição para o que for necessário nessas ações que visam à proteção da população cearense”, disse Camilo.

Os voos internacionais no Ceará haviam sido suspensos em março deste ano, quando houve os primeiros casos de Covid-19 no Estado. As viagens foram retomadas em setembro. O Governo do Ceará prepara protocolo de testagem de passageiros que chegam ao Ceará em voos de fora do País.

O anúncio da solicitação do governador veio um dia após a Air France anunciar a retomada de voos diretos ligando Paris à Fortaleza. Devido ao aumento dos casos de contágio da doença em países do Exterior, a companhia aérea informou que a manutenção da rota, contudo, segue dependendo de avaliação.

Fonte: https://www.opovo.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: