Governador Camilo Santana anuncia reestruturação da estátua de São Francisco em Canindé

Foto Antonio Carlos Alves

Quando completa 16 anos de sua inauguração, a Estátua de São Francisco das Chagas de Canindé, maior monumento religioso do mundo em homenagem ao santo, terá suas obras retomadas. O anúncio foi feito na tarde de terça feira, dia 17 de agosto pelo então Governador do Ceará Camilo Santana.

Ele virá à Canindé. A terra dos milagres para assinar ordem de serviço para reestruturação de um dos maiores pontos turísticos do Nordeste. Imponente símbolo dos romeiros e literalmente uma das maiores atrações turísticas do Ceará, com 30,25 metros de altura, a estátua de São Francisco das Chagas, em Canindé, terá as obras de restauração retomadas. A ordem de serviço foi assinada na tarde desta quarta-feira (14) pela prefeita deste município do Sertão Central, Rozario Ximenes. O prazo para conclusão dos trabalhos é junho deste ano. O valor dos serviços é R$ 93,4 mil.

Características

O monumento erguido no Alto do Moinho mede 30,25 e é considerado uma das grandes atrações turísticas do Estado do Ceará. Na sua construção, o investimento financeiro foi de 2,2 milhões. A estátua foi feita com 18 toneladas de ferro, 3.500 sacas de cimento de 50 quilos. Possui uma escada com 125 degraus, que leva até um mirante com capacidade para 15 pessoas.

A imagem do padroeiro de Canindé ganhou revestimento com pastilhas de cerâmica vitrificadas, tamanho 2x2cm, procedentes da China. Ao todo são 789 metros quadrados de pastilhas, o que representa 2 milhões e 250 mil pastilhas de vidro de revestimento. Ela foi inaugurada no dia 4 de outubro de 2005, pelo então governador Lúcio Alcântara.

A estátua de São Francisco teve suas obras iniciadas no dia 3 de junho de 2002, com recursos do Ministério dos Esportes e Turismo, por meio da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Programa de Infraestrutura do Turismo (Prointur).

A estátua surgiu das mãos do artista cearense Deoclécio Soares Diniz, mais conhecido como seu Bibi. “Não gosto de estilos artísticos definidos, gosto de projetos monumentais que levam a uma fé espetacular e massiva”, disse, na ocasião.

Dois milhões de romeiros visitam Canindé a cada ano, cidade que tem uma população de 77.220 mil habitantes e fica a 126Km de Fortaleza. 60% desse total trabalham e sobrevivem dos comércios formais e informais da romaria de São Francisco, realizada de 24 de setembro a 4 de outubro. A cidade é detentora do maior santuário franciscano das Américas e realiza a segunda maior romaria do mundo em homenagem ao santo.

A cidade é considerada “Assis Brasileira”. A prefeita Rozario Ximenes acredita que, essa nova fase, vai incrementar ainda mais o turismo religioso, atraindo mais fiéis e visitantes do País e do mundo, contribuindo com o aumento da oferta de emprego e renda do Município.

Por Antonio Carlos Alves – colaborador do Jornal dos Municípios
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: