Governador Camilo Santana anuncia novas medidas de flexibilização

Em vídeo publicado nas redes sociais na noite deste sábado, 24, o governador Camilo Santana anunciou que o Ceará avança, a partir desta segunda-feira, 26, no ensino presencial até o 9º ano do Ensino Fundamental para até 40% da capacidade de ocupação das salas de aula; barracas de praia, que poderão voltar com os mesmos critérios de estabelecimento de alimentação fora do lar, também com até 40%; academias, com ocupação de 25%, com horário diferenciado; e igrejas, que funcionarão com 25% da sua capacidade máxima.

Os serviços funcionarão sempre de segunda à sexta-feira, mantido o isolamento social rígido aos fins de semana. A decisão estava marcada para ser noticiada nesta manhã, mas acabou ficando para horas depois em virtude da explosão ocorrida na empresa de oxigênio White Martins, em Fortaleza. O governador iniciou a live fazendo referência ao ocorrido.

O novo decreto, a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em data não anunciada na transmissão, vem acompanhado de expectativa por diversos setores econômicos do Estado e é fruto de reunião para deliberar entre Camilo Santana; Dr. Cabeto, titular da Secretaria de Saúde (Sesa); José Sarto, prefeito de Fortaleza; Poder Judiciário; e representantes das secretarias da administração estadual e municipal, entre outros, sobre os cenários epidemiológico e econômico locais. O primeiro encontro desta semana ocorreu nesta sexta-feira, 23.

O decreto vigente até este domingo, 26, prevê isolamento social rígido durante todo este fim de semana, toque de recolher das 20 às 5 horas nos dias úteis, horários específicos de funcionamento de serviços considerados não essenciais e liberação das atividades e exercícios físicos, individuais, nos espaços públicos. As medidas seguem no próximo, apontou o governador.

Segundo Camilo Santana, o platô segue muito alto, apesar da tendência de queda de novos casos e óbitos pelo novo coronavírus. Dr. Cabeto apresentou gráfico apontando o ciclo de evolução da doença de outubro do ano passado em diante. “Nós temos um platô menor de casos confirmados e de casos em análise”, explicou. “Agora em fevereiro chegamos a uma menor letalidade […] Quando analisamos a nossa Capital, Fortaleza, vemos o número de casos bem maior entre fevereiro e abril este ano. No número de óbitos, há uma letalidade bem menor [que a do começo deste ano] e uma tendência de queda em decorrência do coronavírus.”

Segundo o secretário, há também um platô do número de internados, considerado elevado. “Temos um momento de melhora, mas é preciso ainda muita serenidade […] Estamos tendo sucesso com nossos objetivos, mas é preciso que a gente tenha que tentar reduzir o número de casos […] Tive uma reunião com todas as cooperativas médicas. Existe um número imenso de profissionais da saúde esgotados”, acrescentou.

Número de leitos covid

Camilo Santana fez menção à atual quantidade de leitos voltados à covid, apontando que são 3.746 enfermaria, 1.706 leitos a mais, que no pico da doença em 2020, e 1.303, ao passo que no mesmo período do ano passado foram 911. “Continuamos ampliando leitos para atender à população.” Com relação ao processo de vacinação, o gestor ponderou que, apesar dos números alcançados de doses aplicadas, a busca por mais imunizantes segue.

“Estamos trabalhando fortemente para que a gente possa importar as vacinas”, referindo-se a 5,87 milhões de doses compradas pelo Ceará via Consórcio Nordeste. “Continuamos com todas as ações de apoio aos mais vulneráveis”, referindo-se a benefícios criados pelo Governo do Estado nas áreas sociais, educacionais, econômicas, a exemplo de benefícios à cultura, bares e restaurantes.”

Veja os serviços autorizados a funcionar no fim de semana:

Serviços públicos essenciais;

Farmácias;

Supermercados/congêneres;

Indústria;

Postos de combustíveis;

Hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;

Laboratórios de análises clínicas;

Segurança privada;

Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;

Funerárias.

Não podem funcionar entre sábado e domingo: Comércio de rua;

Shoppings;

Restaurantes;

Ensino infantil e fundamental de escolas;

Igrejas.

Fonte: https://www.blogrobertomoreira.com/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: