Fortaleza. As chuvas voltaram a banhar as cidades cearenses com intensidade desde quinta-feira, após sete meses praticamente sem precipitações no Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou ocorrências em 91 municípios, das 7 horas de quinta-feira às 7 horas dessa sexta-feira.
Os maiores volumes registrados foram nas regiões Sul Centro-Sul e no Noroeste do Estado, com destaque para Abaiara (110.0 mm), Uruoca (108.0 mm), Lavras Da Mangabeira (107.9 mm), Jardim (85.0 mm) e Itarema (79.0 mm).
Para hoje, os meteorologistas da Funceme preveem, entre a madrugada e a manhã, nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões do Estado. Já para o domingo, a previsão, ao longo do dia, é de nebulosidade variável, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.
Análise
Ainda segundo a Funceme, conforme a imagem do satélite METEOSAT-10, das 16 horas de ontem, há nuvens sobre todo o Ceará devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura que está atuando na região Nordeste do Brasil, fenômeno atmosférico típico de pré-estação chuvosa do Ceará.
Reserva
A grande preocupação, diante da influência do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico), é que tenhamos um quinto ano de chuvas escassas no Estado, agravando o quadro geral de reserva hídrica, que atualmente está em 12% da sua capacidade, segundo os dados disponibilizados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024