O Ceará deve ter 45% de probabilidade de chuvas acima da média em 2020, segundo o prognóstico climático para o primeiro trimestre da quadra chuvosa divulgado nesta terça-feira (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). O período chuvoso começa no mês de fevereiro e vai até maio.
Conforme a previsão, há 35% de chances de chuvas em torno da média, e 20% de chuvas em volume inferior ao normal observado para o período.
Segundo a Funceme, a tendência é de redução das chuvas ao longo da estação. Fevereiro e março têm indicativos de boas precipitações. Já abril deve registrar queda em relação ao volume normal.
Nas regiões do litoral e do norte do estado, há maiores chances de chuvas acima da média, de acordo com o prognóstico. Já na região Sul, a maior probabilidade é de precipitações em torno da média.
El Niño
Em 2020, a Funceme prevê menores chances de ocorrência do fenômeno El Niño no Ceará. Conforme o órgão, o Oceano Pacífico não deve influenciar negativamente no regime de chuvas de fevereiro a abril.
O prognóstico afirma que, nas últimas semanas, houve “expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico”.
Além disso, os ventos alísios de Nordeste, no Oceano Atlântico tropical, mostraram-se um pouco mais enfraquecidos, “o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo-a localizada próxima ao norte da região Nordeste”.
No ano passado, o órgão indicou 40% de probabilidade de chuvas em torno da média, 30% inferior à normalidade e 30% de chances de encerrar a quadra chuvosa com precipitações acima do normal. Ao todo, o Ceará registrou acumulado de 673 milímetros, volume considerado dentro da média, que é de 600,7 milímetros.
Fonte: G1 – CE
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024