Francisco Evanildo conquista cidadania varzealegrense‏

_MG_1247Por iniciativa do vereador do PT, Antônio Gregório, o subsecretário de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, Francisco Evanildo Souza Silva, recebeu na noite deste sábado, 13, em solenidade da Câmara Municipal, no Buffet Recanto da Lagoa, o Título de Cidadão Varzealegrense. Francisco Evanildo é filho natural do município de Cedro e em Várzea Alegre, onde reside há 17 anos, tem destacada atuação na área do associativismo.

Síntese da Biografia:

Nascido em 28 de setembro de 1972, no município de Cedro, estado do Ceará, Francisco Evanildo Souza Silva é filho da varzealegrense Maria das Graças Silva e do cariuense Luiz Félix da Silva. Foi criado e registrado pelos avós maternos José Barbosa da Silva e Maria Lica de Souza, mas sempre na companhia de sua mãe, na cidade de Cedro.

Concluiu o ensino fundamental, no ano de 1988. O bairro da Divisão, em Cedro, teve grande representatividade em sua vida, pois ali foram dados os primeiros passos para o seu envolvimento na vida associativista, por fazer parte da Fundação da Associação Comunitária do Bairro da Divisão – ASCOBADI, no início dos anos 1990, ocupando o cargo de vice-presidente. O seu trabalho ganhou notoriedade em todo o município, o que o levou a ser convidado pelo então prefeito da época, Dr. Nilson Diniz, para coordenar, junto à Secretaria de Ação Social, o setor de apoio ao associativismo.

No ano de 1997, indicado pelo amigo e médico, Dr. Sávio Pinheiro, para coordenar o Departamento de Fortalecimento Institucional do município de Várzea Alegre, foi contratado pelo então prefeito João Eufrásio, sendo lotado na Ação Social, setor no qual também atuou como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, época em que presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS. Também foi Secretário Municipal de Agricultura, Integração e Desenvolvimento e presidente da Comissão de Defesa Civil.

No ano 2000, nasceu sua filha, Laís Raimunda, fruto da união com a cedrense Francycláudia Elias. Neste mesmo ano ingressou na Loja Maçônica Harmonia Varzealegrense. Em 2002, concluiu o Ensino Médio pela Escola Estadual Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo.

Em 1° de dezembro de 2003 desligou-se da gestão pública e dedicou-se ao trabalho associativista, contando na época com a parceria do sindicalista Joaquim Frutuoso, então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, quando juntos idealizaram e fundaram a FAMUVA – Federação das Associações do Município de Várzea Alegre.

Em 2005 voltou para o serviço público, tendo coordenado com Marco Filho o setor de imprensa da Prefeitura de Várzea Alegre, nos mandatos do então prefeito Zé Helder. Atualmente, no governo do prefeito Vanderlei Freire, ocupa a subsecretaria de cultura e turismo, e com Marco Filho, também colabora na coordenação de imprensa.

Casou-se com a varzealegrense Aline Alves de Menezes, em 2008, de cujo enlace nasceu o primeiro filho do casal, Saullo Raimundo.

A história de vida de Francisco Evanildo é representada pela luta e defesa dos valores primordiais à dignidade humana. É considerado um pai de família exemplar, homem de fé, profissional comprometido, amigo, companheiro e solidário.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: