Utilizando o tempo do pequeno expediente, na manhã desta quarta-feira, 8, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) relatou preocupação em relação a alguns posicionamentos que a Fifa tem tomado em relação a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Evaldo afirmou que não pode fechar os olhos e calar sua boca diante de algumas manifestações, como a rejeição do nome Mané Garrincha para o Estádio de Brasília, além da Federação afirmar que prefere realizar Copas em Estados de regimes ditatoriais. Para o vereador, a postura da Fifa é no minimo desastrosa e que para o brasileiro é motivo de muito orgulho ter um estádio de futebol com o nome de um dos melhores jogadores do mundo.
“Nosso objetivo é deixar um grande legado nessa Copa, porque ela é mais do que competição esportiva. Não podemos fechar os olhos e calar a voz diante de desmandos da Fifa.
Ações da Prefeitura
Durante o tempo destinado à liderança de governo, o vereador destacou três melhorias alcançadas pela Administração Municipal. A primeira a ser citada foi que o município está adimplente com os precatórios. De acordo com o parlamentar, esta é uma conquista não apenas do Município, mas de todos os cidadãos, pois o pagamento da cota anual impede que o Município venha a sofrer alguma medida de sequestro de suas contas, o que vinha acontecendo anteriormente.
A segunda ação levantada foi o Programa de fortalecimento do Fisco, elaborado pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). De acordo com Evaldo, este programa visa aumentar a arrecadação, controlar os gastos correntes, elevar os investimentos e monitorar o nível de endividamento. O parlamentar também anunciou que no próximo dia 15 será inaugurado, em Messejana, um posto avançado de atendimento da Sefin. Com isto, os moradores da Regional VI não precisarão se deslocar até o centro da cidade.
Ainda sobre a Sefin, Evaldo destacou que a Secretaria atende, presencialmente, 25 mil contribuintes por mês e, com a inclusão de novos serviços em seu site (www.sefin.fortaleza.ce.gov.br), os acessos já cresceram 12%. Através do site é possível, hoje, fazer todo o processo de cadastro, emissão e consulta, bem como emitir nota fiscal avulsa, o que deve beneficiar cerca de 1.000 prestadores de serviços.
A última novidade apresentada pelo parlamentar foi a determinação, da juíza da 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Alda Maria Holanda Leite, de que as três empresas que não estão fornecendo produtos da merenda escolar à Secretaria Municipal de Educação sejam obrigadas a cumprir, em um prazo de 48 horas, as cláusulas contidas no Contrato de Licitação.
A decisão é fruto de uma ação civil pública ajuizada pela Prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município. Caso as empresas descumpram a determinação, pagarão multa pecuniária equivalente a R$ 20 mil por dia de descumprimento e poderão sofrer penalidades previstas na Lei de Licitações, como ficarem impedidas de participar de novos certames com a Administração Pública.
Com informações de Fernanda Barrocas e http://www.cmfor.ce.gov.br
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024