Segunda etapa da implantação do Bilhete Único vai beneficiar mais 250 mil usuários de transporte por dia
O sistema de integração com Bilhete Único deve funcionar a partir de janeiro de 2014 nas vans que fazem o transporte complementar em Fortaleza. De acordo com o diretor técnico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira Silva, a data para o início do serviço ainda depende da confirmação do prefeito Roberto Cláudio. As 320 vans que realizam esse tipo de transporte na Capital já começaram a ser adaptadas para o novo serviço.
Passageiros poderão fazer integração gratuita entre ônibus e vans. No próximo ano, a Prefeitura fará pesquisas sobre os itinerários Foto: Lucas de Menezes
O diretor técnico adiantou ainda que, a partir da próxima segunda-feira (9), passa a valer, nas vans e ônibus da Capital, o serviço de gratuidade infantil no transporte público, anunciado em novembro. O benefício contempla crianças de 2 a 7 anos de idade e pode ser utilizado através da carteira estudantil. Quem não possuir a carteirinha, pode fazer o cadastro em um dos pontos do Bilhete Único.
Com a implantação do Bilhete Único nos veículos do transporte complementar, a integração gratuita entre vans e ônibus passa a ser realidade em Fortaleza. “Hoje, a cidade possui quase 5 mil pontos de integração de linhas de ônibus. Com essa mudança, esse número será ampliado e mais 250 mil usuários vão ser beneficiados por dia”, contabiliza Antônio Ferreira. A inclusão do transporte complementar no sistema de integração concretiza a segunda etapa de implantação do Bilhete Único na rede de transporte.
Na primeira fase, iniciada em junho deste ano, todos os ônibus foram adaptados para fazer a leitura biométrica dos cartões. O Bilhete Único começou a funcionar em 15 de junho. Com o cartão, é possível se deslocar em qualquer direção na cidade, pegando mais de um ônibus e pagando apenas uma passagem em um período de até 2 horas.
O cadastro para solicitação do Bilhete Único pode ser feito nos postos de atendimento, distribuídos nos terminais de ônibus, campi de universidades (Uece, UFC e Unifor), sedes da Etufor e Sindiônibus e nas praças Coração de Jesus e José de Alencar.
Para se cadastrar, é necessário levar CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem possuir vale transporte eletrônico, cartão avulso e carteira de estudante, deve apresentá-los no momento do cadastro.
Mobilidade
De acordo com Antônio Ferreira, a implantação do Bilhete Único nas vans deve viabilizar uma série pesquisas pontuais sobre os itinerários dos usuários de transporte público em Fortaleza. “Com o cartão, temos como saber onde o usuário pagou passagem, onde fez integração e, a partir disso, vamos alterando itinerários, criando outras linhas e deixando o transporte cada vez mais integrado”, explica.
Segundo o diretor técnico, está em estudo, na Prefeitura, a realização de uma pesquisa de origem e destino no próximo ano. O levantamento deve propiciar a remodelagem da rede de transporte público de Fortaleza, contemplando outros modais de transporte. A última pesquisa de origem e destino da Capital foi realizada em 1996, para a estruturação da Linha Sul do metrô. “Essas pesquisas têm vida útil de dez anos, então, muita coisa mudou, é extremamente necessário fazer outro estudo”, defende.
JÉSSICA COLAÇO
REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste
- Novos canais de TV beneficiarão quase 400 mil pessoas em Caucaia e Jijoca de Jericoacoara - 25 de novembro de 2024
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024