A vacina é destinada a crianças de menores de 2 anos. Todos os 92 postos de saúde estarão cobrindo a campanha
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (07), a vacina contra a hepatite A, em todos os 92 postos de saúde, para crianças de 12 meses a menores de 2 anos. A nova vacina está sendo inserida no Calendário Nacional de Vacinação com o objetivo de prevenção e controle da Hepatite A na fase adulta. A SMS tem como meta vacinar cerca de 37.520 crianças nessa faixa etária.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram, no Brasil, 130 novos casos/ano por 100 mil habitantes e que mais de 90% da população maior de 20 anos tenha tido exposição ao vírus. O Brasil é considerado um país com áreas de risco para a doença. O Ministério da Saúde, antecedendo a implantação da vacina no calendário de vacinação da criança, realizou estudo, tendo como resultado impacto importante na epidemiologia da doença, com a redução de 64% nos casos em fase aguda, diminuição de 59% na quantidade de óbitos e a atenuação 62% dos anos de vida perdidos em decorrência da doença.
Os sintomas da hepatite A começam entre a 2ª e 6ª semana após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os sintomas da hepatite A são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, além de fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).
A vacina está disponível nos 92 postos de saúde de Fortaleza, de 7h às 19h, e poderá ser administrada concomitante com qualquer outra vacina do calendário.
Saiba mais
A hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite. O vírus pode ser encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada. A doença pode ser contraída das seguintes formas: água e comida contaminadas por fezes que contenham o vírus da hepatite; contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A; uma pessoa contaminada ao não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar em outros objetos ou alimentos; outras infecções comuns pelo vírus da hepatite incluem ainda hepatite B e hepatite C.
Fonte: Cnews
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024