- Vereadores Eleitos em Fortaleza nas Eleições 2024 - 7 de outubro de 2024
- Eleições 2024 em Caucaia: Naumi Amorim lidera e Catanho avança ao segundo turno com virada no último momento - 6 de outubro de 2024
- Vereadores Eleitos em Caucaia nas Eleições 2024: Confira os Resultados - 6 de outubro de 2024
De acordo com informações do internauta João Carlos, é comum praticantes de Kite Surf encontrarem esse tipo de animal nas imediações das praias da Barra do Ceará e do Icaraí. Ninguém foi atacado ou ficou ferido.
De acordo com a capitã Juliane Freire, do Corpo de Bombeiros, o comando tático do Quartel do Icaraí não recebeu nenhuma ocorrência sobre o tubarão, mas não é raro pescadores se depararem com tubarões a alguns km da costa e trazerem os animais para a praia. Uma equipe dos Bombeiros será enviada para conferir o local, mas a população não deve se alarmar com o caso.
O professor do Instituto de Ciências do Mar, Manuel Furtado, explica a presença dos tubarões ocorre principalmente por que nesta época de chuvas os estuários costumam ficar cheios de nutrientes que servem de alimentos para os peixes, como plânctons e outros pequenos animais. Esses peixes, por sua vez, acabam atraindo os tubarões, que vêm à plataforma continental para se reproduzir ou se alimentar.
Ainda conforme o professor, a plataforma continental do Ceará se localiza de 80 a 100 km do litoral, onde esses tubarões ficam, o que torna raro os casos de ataque. Em Recife, por sua vez, a plataforma fica a apenas 10 km, fazendo com que a presença de tubarões perto da praia seja bem mais frequente.
O tubarão-martelo faz parte da fauna do Ceará e não é uma espécie agressiva. O professor ressalta que eles provavelmente não devem fazer contato com surfistas e pescadores que estejam em alto mar, e confirma que a população não deve se preocupar com ataques nessa área.
Fonte: Diário do Nordeste.