Eleições 2024

Servidores municipais realizam assembleia geral nesta quarta

Servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza realizam uma assembleia geral nesta quarta-feira, 12, para decidir novas paralisações ou até pela greve. A concentração será a partir das 8 horas, na Praça do Ferreira. Segundo o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), as negociações com a Prefeitura não avançaram.

Os servidores reclamam que o ajuste salarial de 5,7% foi aprovado sem discussão e não repõe a inflação do ano passado. Eles tentam obter reajuste de 15%, valor formado pela recuperação de perdas salarias referentes ao período de maio de 2008 a dezembro de 2013, mais ganho real, ou seja, acima da inflação.

LEIA TAMBÉMAgentes da AMC suspendem paralisaçãoAgentes da AMC vão novamente paralisar atividades no fim de semana

No caso dos professores, o reajuste a ser reivindicado é de 19%, segundo Nascelia Silva, presidente do Sindifort. Além disso, os servidores pedem autonomia administrativa, financeira e jurídica para o Instituto de Previdência do Município (IPM), realização de concurso público em todas as áreas onde houver carência, fim da terceirização, implantação dos anuênios/quinquênios com o pagamento dos atrasados, melhoria nas condições de trabalho, etc.

Os sindicalistas afirmam que a assembleia geral irá decidir se outros servidores, além dos agentes de saúde e endemias, entrarão em greve.

Manifestação no Paço
No último dia 3, a Guarda Municipal usou balas de borracha e spray para conter entrada de servidores na Câmara. O prefeito Roberto Cláudio chegou à Câmara para a solenidade, mas evitou a entrada principal para não gerar tumulto com os manifestantes.

Fonte: O POVO Online
Zeudir Queiroz