Eleições 2024

Rodoviária de Fortaleza terá posto de atendimento para imigrantes em situação de vulnerabilidade

Em 2023, segundo a SDH, gestão estadual atendeu 778 pessoas, sendo 37% vindos da Venezuela, 24,5% da Guiné-Bissau, 10% da Colômbia, 8,5% de Cuba e 2,5% da Argentina

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SDH-CE) vai inaugurar na próxima terça-feira (3), às 11 horas, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) na Rodoviária de Fortaleza. Esse novo equipamento foi criado para prestar suporte a imigrantes, oferecendo um atendimento especializado e acolhedor.

O PAAHM conta com uma equipe multidisciplinar que auxilia em diversos aspectos, desde o processo de regularização documental até a articulação com instituições especializadas, consulados e embaixadas. Em 2023, a iniciativa da Secretaria atendeu 778 pessoas, com destaque para os migrantes vindos da Venezuela (37%), Guiné-Bissau (24,5%), Colômbia (10%), Cuba (8,5%) e Argentina (2,5%).

A inauguração desse posto reforça o compromisso da SDH-CE em ampliar o contato direto com o público migrante, proporcionando um acolhimento inicial, orientações sobre o processo migratório, e encaminhamentos à rede de atendimento necessária.

O PAAHM está preparado para atender a diversas demandas, incluindo informações gerais, proteção para pessoas em situação de refúgio, migrantes, ou sobreviventes de tráfico de pessoas. Segundo Socorro França, que estará presente na inauguração ao lado da vice-governadora Jade Romero, o objetivo é “potencializar essa ação e humanizar cada vez mais o processo de entrada” no estado.

Com informações do Estado CE

Zeudir Queiroz