
Os óbitos por Covid-19 se concentraram nas regiões dos bairros Vila Velha, Presidente Kennedy, Aldeota e Messejana, em Fortaleza, nos últimos 20 dias, como mostra o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta sexta-feira (6). A pasta afirma que “o número de mortes continua em trajetória descendente”.
Conforme o boletim, os “pontos de calor” apontados nesses bairros indicando ocorrência de mortes podem ser interpretados como “raros clusters pulverizados, formados por poucos óbitos, refletindo baixa mortalidade”. No período destacado, desde o dia 18 de outubro, houve 28 óbitos referenciados pelo local de moradia das vítimas na capital.
Fortaleza registra 3.922 mortes por Covid-19 até esta sexta-feira (6). A capital tem 56.735 casos confirmados da doença. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizada até as 9h23 desta sexta.
Com relação a todo o período da pandemia, há “grandes aglomerados” de óbitos registrados em bairros das Regionais I e II, informa o boletim. Outra “alta concentração” pode ser identificada em bairros das Regionais III (Quintino Cunha, Autran Nunes e Pici), IV (Vila União e Serrinha) e V (Grande Bom Jardim, Planalto Airton Sena, Parque São José e José Walter), mostram os dados.
“O “eventomorte” consistentemente aglomerou-se nos bairros periféricos. Chama atenção ainda, a ausência de clusters de alta intensidade em toda área leste/sudeste da cidade, considerando que o mapa se baseia em dados correspondentes a todo período da epidemia”, pontua a SMS.
Fonte: https://g1.globo.com/ce/
- Mutirão “Cadastro Único Vai Até Você” leva inclusão social às comunidades de Caucaia - 2 de abril de 2025
- Irmãos separados há mais de 40 anos se reencontram de forma surpreendente em Blumenau - 2 de abril de 2025
- Caucaia: Mercado das Malvinas passa a se chamar Mercado Sebastião Peixoto de Oliveira - 2 de abril de 2025