Programa do Ministério Público ajuda na localização de pessoas desaparecidas

Quem busca por parentes ou amigos que estão desaparecidos pode contar com o auxílio de uma ferramenta especial do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) realiza o cadastro de informações sobres os procurados na tentativa de agilizar as buscas por pessoas em situação de desaparecimento. A plataforma disponibiliza um formulário para que sejam incluídos os dados das buscas. Nele, além de cadastrar a pessoa desaparecida, o cidadão também pode enviar uma foto do procurado. Essas informações são enviadas para o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID), que cruza os dados com diversos órgãos. Para ter acesso ao formulário, clique neste link. Para mais informações, também é possível entrar em contato com o MPCE através do email plidce@mpce.mp.br ou pelo telefone (85) 3252.6352. O órgão ressalta que o programa não substitui o trabalho de apuração da Polícia Civil, apenas acompanha as buscas de forma complementar. Por isso, em casos de desaparecimentos, é importante entrar em contato com os agentes de segurança pública.

Comunique à Polícia Civil

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no campo Desaparecimento de Pessoa. É importante também fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e enviar uma fotografia recente. Uma pessoa é considerada desaparecida quando não pode ser localizada nos lugares que costuma frequentar, nem encontrada de qualquer outra forma. Assim que perceber a falta da pessoa, a família deve fazer um registro da ocorrência, pois é a partir dessa informação que a Polícia começa a desenvolver ações no sentido de localizar o desaparecido.

Tipos de desaparecimento

Voluntário – quando a pessoa se afasta por vontade própria e sem avisar. Isso pode acontecer por motivos diversos: desentendimentos, medo, aflição, choque de visões, planos de vida diferentes, dentre outras razões; Involuntário – quando a pessoa é afastada do cotidiano por um evento sobre o qual não tem controle, como, por exemplo, um acidente, um problema de saúde, um desastre natural; Forçado – quando outras pessoas provocam o afastamento, sem a concordância da vítima. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: