Reunidos em assembleia na manhã deste sábado (30), professores da rede estadual de ensino decidiram continuar com a greve decretada há mais de 100 dias. A categoria rejeitou a proposta do governo e contrariou o próprio sindicato, que defendia o fim da paralisação.
A votação foi feita no ginásio Paulo Sarasate. Antes, os professores ouviram dois posicionamentos contra e dois a favor do fim da greve. Os profissionais não atenderam ao apelo do presidente do Sindicato de Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, para aceitar as condições colocadas pelo Estado e continuarão de braços cruzados.
> Aulas retornam com 5,3% de escolas ocupadas
A proposta mais recente da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) foi feita na noite da sexta-feira (29) e oficializada por email enviado pelo próprio secretário Idilvan Alencar. No comunicado divulgado pela Apeoc estão 14 propostas, que incluem aumentos em gratificações, reajuste salarial de professores temporários e estudo para verificar a necessidade de um novo concurso. Os itesn estavam condicionados à volta dos profissionais às salas de aula.
A greve geral por tempo indeterminado foi declarada no dia 20 de abril e iniciada cinco dias depois. Entre as pautas de reivindicação está o pagamento do Reajuste Geral do Servidores de 12,67%, respeitando a data-base de 1º de janeiro.
Os professores pedem ainda a convocação dos reclassificados do último concurso da Seduc, realizado em 2013, assim como a efetivação dos direitos de estabilidade e progressão horizontal e vertical, ampliação definitiva de carga horária e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
No dia 6 de maio a paralisação foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE). Na decisão do desembargador Durval Aires Filho foi determinado o retorno ao trabalho 72h após a notificação, sob pena de pagamento de multa de R$ 3 mil por dia de descumprimento. Entretanto, a greve continuou.
Proposta do governo enviada na sexta-feira (29):
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024
- Fortaleza empata com Fluminense em jogo movimentado no Maracanã pela 34ª rodada do brasileirão - 23 de novembro de 2024
- Prefeitura de Caucaia e governo do Ceará iniciam distribuição do vale-gás na próxima segunda (25) - 22 de novembro de 2024