Prefeito Sarto confirma edital com mais de 2 mil vagas na área de saúde em Fortaleza

Certame abrangerá diversas áreas da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, técnicos de enfermagem, e outras categorias

Foto: Prefeitura de Fortaleza
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou, nessa sexta-feira (17), o lançamento de um edital para a abertura de mais de 2 mil vagas na área de saúde nos próximos 60 dias. A declaração foi feita durante uma visita de fiscalização às obras de reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, popularmente conhecido como Frotinha de Messejana, que está com 95% de conclusão. A entrega do novo equipamento de saúde está prevista para janeiro de 2023, no mesmo mês do lançamento do edital.

“Vamos aumentar a capacidade de cirurgias e o Frotinha de Messejana terá o mesmo padrão de qualidade do Gonzaguinha do José Walter. A grande novidade é que a previsão de inauguração de entrega para a população é em janeiro, mês no qual também lançaremos o edital para o maior concurso de saúde em Fortaleza, contemplando diversas carreiras. Na nossa gestão, fizemos o maior concurso público da história da educação da cidade, e agora vamos fazer o maior da área da saúde”, anunciou Sarto.

Mais de 2 mil vagas na área de saúde em Fortaleza

O edital do concurso público será conduzido pela Fundação de Apoio à Gestão de Saúde (Fagifor), órgão que faz parte do novo modelo de gestão da saúde de Fortaleza. O certame abrangerá diversas áreas da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, técnicos de enfermagem, e outras categorias que compõem a equipe multiprofissional. A presidente da Fagifor, Aline Gouveia, destacou que o concurso irá suprir recursos humanos não apenas para a rede secundária, de hospitais, mas também para a rede primária de atenção à saúde e vigilância em saúde.
Com todas as obras de edificação e alvenaria finalizadas, a frente de serviço no Frotinha de Messejana se concentra agora nos acabamentos, climatização dos ambientes, pintura e requalificação da fachada do hospital. A unidade conta com uma consultoria do Hospital Albert Einstein, buscando otimizar os recursos da unidade para funcionar com mais eficiência desde a sua construção. É o que explica Samuel Dias, secretário da Infraestrutura.

“Nós estamos concluindo as obras de requalificação completa do hospital. É um novo espaço, onde uma parte foi demolida e outra foi completamente reformada. Teremos nova fachada, cobertas, novas UTIs, centros cirúrgicos e emergência. Quem vem de fora já consegue perceber a diferença. E nós já estamos na reta final de entrega. Faltam apenas alguns ajustes que foram solicitados a partir da consultoria do Hospital Albert Einstein para que ele possa funcionar de uma maneira otimizada, gastando menos recursos durante o funcionamento e a manutenção”, detalhou ele.

Com investimento de R$ 9,7 milhões, o projeto deverá garantir o incremento de 30% da capacidade cirúrgica do hospital, com a instalação de uma nova ala, ampliando de duas para três salas de cirurgia. A Unidade de Terapia de Urgência (UTU) também será expandida, saindo de 3 para 4 leitos.

Atendimento traumatológico em Fortaleza

De acordo com Galeno Taumaturgo, titular da Saúde no Município, a entrega do equipamento irá desafogar outras unidades com o mesmo perfil de atendimento: “Nós temos o grande hospital de trauma do Ceará, que é o IJF, além dos dois outros frotinhas que possuem um atendimento além da capacidade. Ao entregar essa unidade, nós vamos desafogar o atendimento desses hospitais. É um hospital que vem agregar a saúde em Fortaleza, reforçando ainda mais a rede de atenção secundária ao mesmo tempo que também seguimos investindo na atenção primária”. Fundado em 1978, o Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana) é uma unidade de perfil secundário para atendimento a pacientes com fraturas de médio porte, e que também recebe demandas de clínica médica. Atualmente, a Capital possui duas unidades para o atendimento traumatológico de média complexidade, que funcionam porta aberta diariamente, 24h por dia, localizados nos bairros Antônio Bezerra (Regional III) e Parangaba (Regional IV). Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: