Além da Capital cearense, Brasília e São Paulo também estão sendo investigadas pela PF
A Polícia Federal, auxiliada pela Controladoria Geral da União (CGU), cumpriu 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Brasília, na manhã desta quarta-feira (17). A operação, intitulada ‘1905‘, investiga fraudes relacionadas à execução do programa‘Minha Casa, Minha Vida‘, do Governo Federal.
Empresas de fachada são suspeitas de ganhar comissão com obras de unidades habitacionais que jamais foram construídas. Foto: Divulgação.
Segundo as investigações, algumas instituições financeiras, além de correspondentes bancários e responsáveis por empresas de fachada teriam armado um esquema de desvio de recursos destinados à construção de casas populares em diversos municípios com menos de 50 mil habitantes.
Ainda segundo as investigações, ex-funcionários do Ministério das Cidades estariam autando junto ao Programa prestando serviços inexistentes e recebendo uma comissão com o dinheiro ganho pelas empresas contratadas para executar a construção de unidades habitacionais. De acordo com informações repassadas à PF, estas unidades jamais foram construídas.
As investigações apontam ainda que as empresas monitoradas atuavam na concessão e na fiscalização das obras, bem como na indicação das construtoras e demais etapas do ‘Minha Casa, Minha Vida’.
A operação foi realizada por determinação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e as empresas serão investigadas por crime contra o sistema financeiro nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem atingir até 32 anos de prisão.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024