Pessoas que devem tomar segunda dose de CoronaVac em Fortaleza só devem ir a centros de vacinação com agendamento

As pessoas que estão no prazo limite para tomar a segunda dose de AstraZeneca podem comparecer a qualquer centro de vacinação de Fortaleza, mas aquelas que vão tomar o reforço com CoronaVac só devem procurar os pontos de imunização se tiverem agendamento prévio. O alerta é secretária de Saúde do município Ana Estela Leite. O estoque de CoronaVac está baixo.

“Duas vacinas estamos trabalhando com elas. A AstraZeneca D1 e D2. Se no dia da D2 da AstraZeneca você não foi agendado você pode se dirigir a um centro de vacinação. A mesma orientação não acontece para a CoronaVac porque não temos doses suficientes de CoronaVac”, afirmou a secretaria.

Ana Estela explicou também quem tem preferência no agendamento. Os idosos que estão mais atrasados, em relação à data limite de aplicação da segunda dose. Os dois critérios são o maior intervalo a contar da primeira dose da aplicação e o segundo é pela maior idade do idoso.

“O primeiro critério exatamente aquele idoso que tem o maior prazo, maior intervalo, a contar da primeira da dose da aplicação da vacina. E quando você tem vários idosos nesta mesma situação dentro deste mesmo prazo e você não tem a vacina para todos então essa segunda seleção ela se dá pela de maior idade. Primeiro critério é um intervalo de aprazamento e o segundo é aquele de maior idade. Esperamos que nas próximas semanas podemos receber mais doses”.

3ª fase começa nesta semana

Ana Estela reforçou que ainda nesta semana, Fortaleza iniciará a terceira fase vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas. “Nesta semana deveremos estar iniciando já a terceira fase que é a fase das pessoas com comodidades, gestantes e puérperas. Então aguardem novas lives e redes sociais que estaremos divulgando o momento exato o início desta terceira fase aqui no município de Fortaleza”.

Fortaleza já aplicou 665.099 doses da vacina contra a Covid-19 até domingo (2). Segundo Ana Estela, 73,1% dos trabalhadores da saúde já foram imunizados e 90,7% dos idosos com idade entre 60 e 74 anos já receberam a segunda dose da vacina.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: