Estudo diz também que a circulação de pessoas na capital estará mais segura em maio. No entanto, a população deve respeitar o distanciamento social.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Integra Dados aponta que Fortaleza apresenta em abril uma taxa média de 55% de pacientes recuperados com Covid-19.
Para chegar ao percentual foram analisados o total de recuperados mais o total de óbitos e os infectados com Covid-19 entre 1º de março até o dia 27 de abril de 2021. Outro dado mostra que a proporção de pessoas que contraíram a doença e foram curadas em Fortaleza também está em queda: 0,9%.
De acordo com o professor doutor em estatística e fundador do Integra Dados, Nonato de Castro, o estudo também levantou o parâmetro R (pelo qual especialistas podem verificar o desenvolvimento dos infectados). O parâmetro R pode assumir os seguintes valores: R = 1, condição de equilíbrio epidêmico; R > 1, descontrole da doença, ou seja, ela se espalha na população de forma a aumentar o número de indivíduos infectados; e R < 1, temos controle da doença, ou seja, a doença tende a desaparecer na população, pois o número de infectados diminui.
“Esse R mostra que Fortaleza está em 0,9% e com tendência de queda todos os dias e isso é muito bom. São indicadores ótimos”, explicou.
Ainda segundo o especialista, a circulação de pessoas em Fortaleza estará mais segura em maio. Ele reforça que a população precisa respeitar as medidas sanitárias.
“Isso mostra que você vai ter diariamente menos contaminados. Mas, é claro que devemos chamar atenção para as vacinas e respeitar as medidas sanitárias. Respeitar o distanciamento social, usar máscara, álcool em gel”, afirmou.
Avanço da vacinação
O Ceará deve avançar para a terceira fase do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 nos próximos 15 dias, de acordo com Magda Almeida, secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). A próxima fase inclui pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. O avanço foi divulgado nesta terça-feira (27).
É importante que as pessoas estejam cadastradas na plataforma Saúde Digital, colocando em qual categoria de comorbidade se encaixa.
Grávidas e puérperas
Magda comentou ainda a nota técnica do Ministério da Saúde, que orienta a inclusão de todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. No último dia 15 de março, o Governo Federal incluiu as gestantes com comorbidades.
“A gente já tinha incluídos as gestantes nesse grupo, e a norma técnica do Ministério da Saúde veio a reforçar. Então, as gestantes e puérperas com comorbidades também estão inclusas nessa primeira fase; e em uma segunda, todas as gestantes, independentemente de existirem comorbidades ou não, e independente da idade também farão parte”, garantiu a secretária.
Foco na segunda dose
O Ceará deve reforçar o complemento da vacinação contra a Covid-19 e focar na aplicação da segunda dose (D2), após quase finalizar a aplicação das primeiras doses (D1) distribuídas, de acordo com Magda Almeida. Nesta terça-feira (27), os municípios cearenses já aplicaram 96% das doses D1 distribuídas.
O processo de imunização no Ceará utiliza as vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca. “Então, é importante que nesse momento o município avance na vacinação de D2. Não utilize a D2 como D1, como a gente orientou desde o começo”, explica Maga Almeida.
Até esta segunda (26), o Ceará aplicou 1.890.434 doses; sendo 1.282.110 para a D1 e 608.324 para a D2, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).
A secretária ainda faz um alerta àqueles que perderam o prazo previsto para recebimento da segunda dose. “Se você perdeu a imunização dentro do período estipulado que é 28 dias para a CoronaVac e 90 dias para a Astrazeneca, não tem problema. Procure o Município e tome a segunda dose para que a gente complete a imunização do povo cearense”, finaliza Magda.
Fonte: https://g1.globo.com/
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024