Eleições 2024

Passageiros criticam serviço de Wi-Fi nos ônibus de Fortaleza e Caucaia pela instabilidade e baixa velocidade

Foto: Reprodução

O serviço de internet via wi-fi disponibilizado nos ônibus de Fortaleza e Caucaia tem gerado insatisfação entre os passageiros, que relatam instabilidade e baixa velocidade na conexão. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), o wi-fi está presente em toda a frota de veículos que circula na Capital e nas cidades da Região Metropolitana. No entanto, passageiros afirmam que o serviço não atende às demandas de dados necessárias para uma navegação satisfatória.

Atualmente, 1.200 ônibus operam em Fortaleza, além de 130 veículos que circulam entre Fortaleza e Caucaia, todos equipados com o serviço de internet sem fio, conforme informações do Sindiônibus. Fábio Florencio, professor e morador de Caucaia, é um dos usuários insatisfeitos. Ele relata que a conexão é útil apenas para tarefas básicas, como enviar mensagens ou gerar QR-code de passagem em situações de emergência, mas deixa a desejar para outras atividades.

“O wi-fi dos ônibus só serve para o básico, como enviar mensagens ou gerar um QR-code de passagem em caso de emergência. Porém, ele é bem lento. Não dá para baixar imagens ou acessar redes sociais. É mais para resolver situações rápidas, mas não espere uma internet rápida para outras coisas”, comenta Fábio.

Breno Nogueira, publicitário e usuário frequente da linha 209 – Parque Albano, também enfrenta dificuldades. Ele afirma que o processo de conexão é problemático desde o início. “Na linha Parque Albano, sentido Centro, a situação é a mesma. Você se cadastra, faz o login, mas, quando finaliza o cadastro, não consegue acessar”, relata Breno.

Brunna Alves, moradora de Messejana, acrescenta que, mesmo quando o sinal está disponível, muitas vezes a conexão não é efetivada. “Se sempre tivesse disponível e o sinal funcionasse, seria ótimo, mas, na maioria das vezes, o ônibus não conecta com a internet e só mostra o sinal”.

Em resposta às críticas, o Sindiônibus informou que toda a frota de Fortaleza e demais cidades da Região Metropolitana está equipada com internet via wi-fi. A entidade também destacou que a maioria dos novos veículos incorporados à frota já conta com entrada USB, mas que nem todos os ônibus possuem essa tecnologia.

“A disponibilização de internet nos coletivos permite aos passageiros o acesso às principais redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagens e ao Google. No entanto, é importante destacar que, por se tratar de uma rede sem fio, a conexão pode apresentar instabilidades em determinadas regiões”, afirmou o Sindiônibus em nota oficial.

Com informações do Estado CE

Zeudir Queiroz