Polícia Civil realiza operação “Leite dos Meninos” para cumprir 80 mandados de prisão pelo não pagamento de pensão alimentícia no município do Crato (a 504,4 km de Fortaleza). A força-tarefa da Polícia começou na última quarta-feira (6), e até o momento 18 mandados foram cumpridos para os devedores de alimentos.
O titular da Delegacia Regional de Crato, Giuliano Sena, informou que a ausência do pagamento da pensão alimentícia é um problema que afeta todas as classes sociais. Ele explica que, antes mesmo da operação começar, um advogado foi preso na situação de devedor de alimento e que existem débitos de até R$ 100 mil reais.
O delegado ainda explica que houve um acumulo de mandados de prisão, pois os oficiais de Justiça deixavam o mandado para que a os policiais civis cumprissem. “Fechamos com os juízes, que daqui para frente, todos os mandados de prisão referentes a pensão seriam cumpridos pela Polícia com os oficiais para que fiquem em dia”, explica.
A prisão do responsável pela pensão alimentícia pode ser decretada a partir da ausência das três últimas parcelas do pagamento. O período de reclusão é de 30 a 90 dias, dependendo da decisão do juiz.
Giuliano Sena faz um alerta a quem estiver com mandado de prisão, devido o pagamento da pensão alimentícia atrasado, que procure o poder judiciário para realizar o pagamento ou leve um recibo que comprove o pagamento da parcela.
Após a prisão, o responsável pelo pagamento é encaminhado à sede da perícia forense para realização do exame de corpo de delito, depois segue para a cadeia pública e, somente após o pagamento, o juiz expede o alvará de soltura.
Fonte: O POVO Online
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024