Apuração teve origem em denúncia da Federação Cearense de Futebol

Na manhã desta sexta-feira (9), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil (PCCE) deflagraram a Operação “Contra-ataque”, com foco na apuração de suposta manipulação de resultado em uma partida do Campeonato Cearense de 2024. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Fortaleza, na residência de um dos investigados.
A investigação foi iniciada após denúncia formalizada pela Federação Cearense de Futebol (FCF), que apresentou relatórios da empresa Sportradar, especializada em integridade esportiva. Os documentos apontaram indícios de conduta irregular por parte de um atleta, que teria agido intencionalmente para alterar o desfecho da partida.
O mandado judicial foi autorizado pelo 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, em Maracanaú. A medida visa aprofundar as apurações, identificar outros envolvidos e garantir a responsabilização dos culpados. A FCF também colabora diretamente com os trabalhos investigativos.
O nome da operação faz referência a uma jogada de reação no futebol, simbolizando a resposta do sistema de justiça às tentativas de fraudar o esporte. As investigações seguem em curso.
- Putin propõe conversas diretas com a Ucrânia para cessar-fogo em Istambul - 11 de maio de 2025
- Fortaleza goleia Juventude por 5 a 0 no presidente Vargas pela 8ª rodada do Brasileirão - 10 de maio de 2025
- Falta de acesso obriga idoso a ser carregado em rede no Ceará - 10 de maio de 2025