Muita chuva com trovoadas em Fortaleza hoje (31)

Chuva com trovoadas na manhã desta sexta-feira (31) em Fortaleza. O mês de janeiro 2020 encerra com boas chuvas no Ceará. Em Fortaleza a chuva alaga ruas e avenidas (foto Carmen Pompeu), derruba árvores e inunda a área de embarque do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) das chuvas nas últimas 24 horas ainda não foi divulgado.
Na análise desta sexta-feira (31) pela imagem de satélite (GOES-16), canal visível, das 15h50 local, visualizam-se nuvens significativas de chuva na região Noroeste do Ceará (CE) e na região litorânea dos Estados do Maranhão e do Piauí. No Oceano Atlântico, à leste do Nordeste Brasileiro (NEB), encontra-se um VCAN, padrão observado nos últimos dias. A ZCIT, principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste no período de fevereiro a maio, está atuando em torno de 3°S.
  • ZCIT – Zona de Convergência Intertropical: Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.
  • VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis: Sistema de circulação horária em alta altitude com banda de nuvens e chuva formando um aspecto aproximadamente anelar.
A previsão da Funceme para:
  • Sexta (31) – Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva nos litorais Norte e Pecém e na Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.
  • Sábado (primeiro) – Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.
  • Domingo (dois) – Predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.
Fonte: https://www.blogdolauriberto.com/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: