Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides, aos 91 anos
Publicada em
• Zeudir Queiroz
O corpo de Artur Benevides será velado a partir das 16h deste domingo, no salão nobre da Academia Cearense de Letras.
Artur Eduardo Benevides estava internado em um hospital particular na Capital há cerca de 3 dias DIVULGAÇÃO
O poeta cearense Artur Eduardo Benevides faleceu por volta das 11h deste domingo (21), em Fortaleza, aos 91 anos. Conhecido como oPríncipe dos Poetas Cearenses, Artur estava internado em um hospital particular na Capital há cerca de 3 dias e morreu em decorrência defalência múltipla de órgãos. O corpo de Artur Benevides será velado a partir das 16h deste domingo, no salão nobre da Academia Cearense de Letras.
De acordo com o atual presidente da ACL, José Augusto Bezerra, a perda será insuperável para a entidade literária. “A Academia está completando 120 anos e é uma data simbólica , que ficará marcada também pela morte deste grande poeta. Ele é um dos mais ilustres poetas de todos os tempos no Ceará, talvez o maior que já nasceu na nossa terra”, afirma.
O corpo de Artur Benevides deverá será enterrado nesta segunda-feira (22).
Vida e Obra
Artur Eduardo Benevides nasceu no dia 25 de julho de 1923, em Pacatuba. Era formado em Letras e Direito. Foi professor e diretor da antiga Faculdade Católica de Filosofia, da Faculdade de Letras e do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.
Ingressou em 1957 na Academia Cearense de Letras, onde ocupava a cadeira 40. É autor de 46 livros, com os quais obteve prêmios literários no Ceará e em vários estados do País. “Ele era um poeta reconhecido nacional e internacionalmente, o último membro vivo do grupo Clã da Academia Cearense de Letras”, afirma o atual presidente da ACL.
Entre as principais obras poéticas, destacam-se Canção da rosa dos ventos, O viajante da solidão, Noturnos de Mucuripe e poemas de êxtase e de abismo, Canto de amor ao Ceará, entre outros.
Fonte: Diário do Nordeste
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.