Eleições 2024

Moradores de rua são retirados do viaduto do Antônio Bezerra

Moradores de rua que viviam embaixo do viaduto do bairro Antônio Bezerra foramretirados pela Polícia na manhã desta quinta-feira, 21. Houve protestos das famílias, com princípio de incêndio e muita reclamação. Ninguém se feriu.

De acordo com informações da Secretaria Executiva Regional (SER) III, responsável pela área, a operação, que foi coordenada pela Defesa Civil do Município, começou por volta das 5 horas e removeu em torno de 20 famílias que ocupavam o local.

Em protesto, alguns moradores atearam fogo nos barracos, mas o incêndio foi logo controlado. Outros moradores chegaram a passar mal com a remoção.

Ainda segundo a SER III, duas famílias foram para casas de parentes. As outras pessoas foram encaminhadas ao abrigo Mercado das Marias, no bairro Jacarecanga, onde ficarão provisoriamente instaladas até que o programa “aluguel social” possa atendê-las. Após a saída dos moradores do local, os barracos foram destruídos.

Em 2011, a mesma história

Uma operação similar foi realizada no fim do ano de 2011. Na época, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal Ceará (PRF-CE), realizou operação de reordenamento urbano no viaduto do bairro Antônio Bezerra.

A iniciativa atendia a uma recomendação do Ministério Público, que pediu a remoção de comércio irregular no espaço. A titular da Secretaria Executiva Regional III (SER III) na ocasião, Olinda Marques, informou que no local deveriam ser construídos equipamentos para prática de atividades de arte, lazer e esporte.

 

Fonte: O Povo

Zeudir Queiroz