A esta sexta (oito) e sábado (nove), a partir das seis da noite, acontece no Mercado São Sebastião, em Fortaleza, o I Festeja Buchada. O evento objetiva elevar a tradição cearense por meio de um dos pratos mais populares da região Nordeste do Brasil. Os fãs da iguaria podem se esbanjar durante os dois dias do festival gastronômico, o prato será comercializado a preço único. A iniciativa é aberta ao público.
O idealizador do projeto e administrador do Mercado São Sebastião, Raimundo Firmo, informa que será produzida a maior buchada do mundo no Festeja Buchada, e que a intenção é que esse fenômeno seja registrado no Livro dos Recordes-Ranking Brasil.
A programação do evento contempla, além de deliciosos pratos típicos, uma ação protagonizada pela Sancho – Agência de Gestão de Carreira e Imagem e atrações musicais nos dois dias do Festeja Buchada.
- Palestrante e proprietário da Sancho, Wladson Sidney.
- Ator e humorista Haroldo Guimarães.
- Ator e humorista Bolachinha.
- Cordelista Euriano Sales.
- Humorista Alex Nogueira.
- Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
- Proprietário do Barneys Burger, Marcelo Pimentel.
- Cantor Thiaguinho Mala Mansa.
- Banda Forró só no Machucado.
- Buchada.
- Banda Forró é o Novo.
- Jean Dumont.
- Waldonys.
- Buchada.
Tradição, boa comida e muita música irão compor o I Festeja Buchada do Mercado São Sebastião.
História da Buchada – Não se sabe ao certo quem criou essa iguaria, muito menos o ano. No entanto várias pesquisas convergem que esse prato tem origem no Maranhos – típico da culinária portuguesa tradicional. Em Portugal, o maranhos é uma tradição da região da beira Baixa. Para confecção da iguaria portuguesa, usa-se o bucho de borrego ou carneiro para fazer a bolsa, que em seguida vai ser recheada com carne de borrego, presunto, chouriço magro, toucinho arroz, hortelã, azeite, sal, limão, pimenta e vinho branco.
A buchada de bode, conhecida popularmente no nordeste como buchada, é preparado com as entranhas (rins, fígado e vísceras do bode). A buchada nordestina leva apenas as chamadas vísceras brancas, as outras partes que não foram utilizadas na receita da buchada, como tripas, partes do estômago e vísceras vermelhas dão origem a um prato diferente – o sarapatel, também conhecido como sarrabulho.
O processo de preparação da buchada requer muita experiência (escolha dos ingredientes, higienização das carnes, temperos que harmonizam o sabor do prato). Nesse quesito de expertise o Mercado São Sebastião de Fortaleza é um produtor nato dessa iguaria, sendo escolhido devido a sua tradição e especialidade para sediar o I Festeja Buchada do Ceará.
Serviço
I Festeja Buchada
Mercado São Sebastião (Rua Clarindo de Queiroz, 1745 – Centro – Fortaleza)
Nesta sexta (oito) e sábado (nove), a partir das seis da noite.
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024