Os três jumentos flagrados andando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins na noite da última sexta-feira (10), em Fortaleza, foram capturados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), com apoio da Polícia Civil. Os animais foram encontrados na manhã desta terça-feira (14) no entorno do aeroporto.
De acordo com o Detran, entidade responsável pela fiscalização e apreensão de animaisnas rodovias estaduais do Ceará, os jumentos foram transportados em um veículo adequado para uma fazenda do próprio órgão no município de Santa Quitéria, a 222 km da capital.
Paulo Ernesto Serpa, assessor de comunicação do Detran, afirma que, conforme o Diário Oficial do Estado, todo animal apreendido nas estradas tem o prazo de até um mês para ser resgatado pelos proprietários. Caso ninguém venha buscá-los, o órgão faz a doação dos animais para alguma entidade filantrópica ou associação comunitária.
Conforme o Detran, cerca de 90% dos animais capturados são jumentos, e que eles geralmente acabam em associações que precisam dos bichos para algum tipo de trabalho.
Atualmente, 13 equipes do órgão realizam a fiscalização das rodovias estaduais em todas as regiões cearenses. Só neste ano foram 5.831 animais apreendidos, dos quais 4.794 são jumentos. De janeiro a dezembro de 2014, foram apreendidos animais, sendo 8.449 jumentos, e em 2013 foram 14.167, dos quais 11.584 também foram jumentos.
Relembre
Na última sexta, a presença dos animais chamou a atenção de quem passava pelo aeroporto de Fortaleza. Dois dos animais passaram pelo saguão, saindo de dentro da porta de desembarque, enquanto um terceiro aguardava do lado de fora. Veja o vídeo.
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024