
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (21) a autorização de concurso público com 110 vagas para o novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que está sendo construído na Base Aérea de Fortaleza. As oportunidades são destinadas aos cargos de professores, pesquisadores, técnicos e tecnologistas que irão compor o quadro do Comando da Aeronáutica.
Segundo Camilo, uma portaria será publicada ainda nesta sexta no Diário Oficial da União formalizando a autorização do concurso, que será realizado sob coordenação do Ministério da Defesa. O edital com mais detalhes será divulgado em breve.
Primeira unidade do ITA fora de São Paulo
O novo campus é o primeiro do ITA fora de São José dos Campos (SP) e terá como foco dois cursos inéditos: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2026, com o início das atividades acadêmicas previsto para 2027.
Com investimento estimado em R$ 180 milhões, a unidade contará com uma estrutura moderna de 18.568 m², incluindo:
- Bloco de alojamentos com 42 quartos (sendo 2 com acessibilidade), salas de aula e áreas de convivência;
- Bloco de cursos de engenharia com 14 laboratórios didáticos, salas de aula, auditórios, biblioteca, salas para professores e espaços para eventos e exposições.
Formação internacional
Um diferencial do projeto é que os professores aprovados no concurso deverão participar de uma formação acadêmica na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como parte do processo de capacitação e alinhamento ao padrão de excelência do ITA.
A nova sede do ITA no Ceará representa um marco para o ensino superior tecnológico no Nordeste e tem como objetivo impulsionar a formação de engenheiros especializados em áreas estratégicas, como energias limpas e sistemas inteligentes.
–
Com informações do G1
- Preta Gil retorna à TV e se emociona ao falar sobre câncer - 31 de março de 2025
- Caucaia recebe bazar beneficente com produtos da Receita Federal e descontos de até 60% - 30 de março de 2025
- 8 de Janeiro: 546 réus fecham acordo com PGR e escapam de condenação criminal - 30 de março de 2025