O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (4), um alerta de grande perigo de fortes chuvas em praticamente todo o estado do Ceará. Entre as áreas que devem ser mais afetadas, estão as regiões Norte, Sul, Noroeste, Sertões Cearenses e Centro-Sul cearense.
O alerta de perigo com chuvas fortes vale para esta terça-feira (5), a partir de 9h55min, e vai até a quarta-feira (6), às 10h. Nesse intervalo de tempo, a projeção indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100km/h).
O grau de severidade das chuvas foi considerado como de ‘perigo’. De acordo com o Inmet, essa classificação traz como riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta da Funceme
No aviso meteorológico emitido nesta segunda-feira (4), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também destaca a previsão de chuvas intensas nesta terça-feira (4), com 20 a 40% de probabilidade de ocorrer acumulados de chuva. A entidade ressalta ainda o estado de risco potencial com as chuvas, em que “não se descarta a possibilidade de chuva de granizo, bem como descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento”.
Orientações sobre o que fazer diante fortes chuvas no Ceará
O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado que as pessoas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
É sugerido também que o desligamento de aparelhos elétricos, além do quadro geral de energia. Por fim, o INMET informa que mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024