Começam nesta terça-feira (3) as inscrições para participar da seleção de agentes escolares da Prefeitura de Fortaleza. O programa faz parte do Pacote Volta às Aulas da Secretaria Municipal da Educação (SME) e busca convocar mais de 1.300 pessoas para atuar na integração dos estudantes e na identificação dos possíveis casos de abandono escolar.
Os interessados podem se candidatar até a próxima segunda-feira (5) diretamente nas escolas, seguindo os editais que podem ser encontrados na plataforma digital da Prefeitura de Fortaleza. A seleção consiste em duas fases, classificatória e eliminatória, composta de análise de currículo e entrevista. Os candidatos que forem selecionados para o programa de agentes escolares serão divulgados no dia 10 de agosto. A convocação, que acontecerá na primeira quinzena deste mês, será feita seguindo a ordem de classificação.
Qualquer pessoa pode se candidatar para esta função, desde que tenha, no mínimo, o ensino médio concluído e residir, preferencialmente, no bairro onde a unidade escolar está localizada.
Os agentes escolares receberão o valor de R$ 1.500 para realizar as suas atividades em uma carga horária de 40 horas semanais. A proposta da Prefeitura é que cada unidade da Rede Municipal de Educação tenha de um a quatro agentes, variando de acordo com o local.
Confira as funções dos agentes escolares em Fortaleza
- identificação dos alunos em situação de possível abandono e/ou não matriculados no turno regular e contraturno;
- apoio à escola no diálogo com a família ou responsáveis a fim de coletar informações sobre motivos da infrequência ou evasão escolar;
- colaboração em todo o processo de organização pedagógica e de rotina escolar da unidade de ensino;
- participação no processo de cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 no retorno presencial, entre outros.
Confira o cronograma da seleção
– 3 a 5 de agosto: inscrições nas unidades escolares
– 6 e 9 de agosto: análise de currículos e entrevistas
-10 de agosto: divulgação do resultado final
Rastreio Covid Fortaleza
A Prefeitura vai monitorar casos suspeitos e positivos de Covid-19 na Rede Municipal de Ensino e rastrear todos os que tiverem contato com os infectados com o sistema Rastreio Covid Fortaleza, que foi desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria da Saúde e da Educação, por meio da Parceria por Cidades Saudáveis.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é conter surtos e evitar novas ondas de transmissão da doença, além da coleta de dados para tomada de decisões.
Tablets para rede Municipal de ensino de Fortaleza
No pacote, a Prefeitura também vai adiquirir mais 28.500 tablets para a Rede Municipal. O custo para o Tesouro Municipal é de R$ 27 milhões.
Kits de alimentação
Os alunos da Rede Municipal continuarão recebendo os kits de alimentação, referentes aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro mesmo com o retorno das aulas presenciais. O kit é composto de 1 bandeja com 12 ovos, 1kg de açúcar, 2 kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1 kg de sal, 1 kg de farinha de mandioca e 1 pacote de farinha de milho.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024