Na noite desta quinta-feira (27), um incêndio de grandes proporções atingiu duas lojas no Centro de Fortaleza. Após mais de três horas de combate, o fogo foi finalmente controlado às 22h30min, conforme informou o governador Elmano de Freitas. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atuou de forma rápida e eficaz para evitar que as chamas se alastrassem para outras lojas e atingissem a Igreja do Patrocínio, situada nas proximidades.
Detalhes da Operação
O comandante do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, destacou que cerca de 50 profissionais e 10 viaturas, além de um drone de precisão, foram mobilizados na operação. “Parabenizo toda a equipe do Corpo de Bombeiros que atuou nesta importante operação de combate ao incêndio na área central da capital”, escreveu o governador em uma publicação nas redes sociais.
O incêndio teve início na Rua General Sampaio, com a corporação sendo acionada às 19 horas. A primeira equipe de bombeiros chegou ao local por volta das 19h15min. A operação, que agora está na fase de rescaldo, continua durante a madrugada para evitar a reignição das chamas, devido à grande quantidade de material inflamável presente nas lojas.
Apoio e Medidas de Segurança
Para auxiliar no combate ao incêndio, pelo menos cinco caminhões da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram enviados ao local. Em medida de segurança, a Enel Ceará desligou o fornecimento de energia em parte da área afetada.
Proteção da Igreja do Patrocínio
A centenária Igreja do Patrocínio, um patrimônio histórico e religioso próximo ao local do incêndio, foi uma das principais preocupações durante a ocorrência. Graças ao trabalho eficiente do Corpo de Bombeiros, a igreja não sofreu nenhum dano. Os bombeiros realizaram o resfriamento das paredes da igreja para impedir que o fogo alcançasse a estrutura do templo.
Um vídeo gravado após o incêndio e recebido pelo Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza às 21h40min mostrou que a estrutura da igreja, onde são realizadas as missas, permanece intacta.
Nota da Arquidiocese de Fortaleza
A Arquidiocese de Fortaleza lamentou o ocorrido e expressou solidariedade às pessoas que perderam seus bens. Em nota, a instituição informou que a Igreja do Patrocínio não foi atingida pelas chamas e agradeceu o empenho do Corpo de Bombeiros. “Graças ao trabalho rápido e eficiente dos bombeiros, a igreja não sofreu nenhum dano. Nem mesmo o salão de festas que fica anexo ao templo foi atingido”, diz o comunicado.
Conclusão
O controle rápido do incêndio pelo Corpo de Bombeiros do Ceará evitou danos maiores e preservou um importante patrimônio histórico de Fortaleza. A operação demonstra a importância do preparo e da eficiência dos serviços de emergência em situações de crise.
–
Com informações do Gcmais
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024