Igrejas de Fortaleza cancelam procissões em homenagem a São José

O último boletim epidemiológico confirmou, além dos nove casos da Covid-19 no estado, outros 62 casos sob investigação.

Com a confirmação de 9 casos do novo coronavírus (Covid-19) no Ceará, paróquias do estado suspenderam a programação em homenagem a São José. As atividades que celebram o padroeiro do Ceará ocorrem desde o último dia 8 de março com missas, mas a procissão de encerramento, marcada para o dia 19 de março, já está cancelada em Fortaleza e em várias cidades do interior.

O cancelamento da procissão de São José veio após o Governo do Ceará decretar emergência em saúde — Foto: Foto: José Leomar/SVM

Na segunda (16), o Governo do Ceará decretou estado de emergência em saúde e publicou uma série de medidas para diminuir a proliferação do coronavírus no estado, como a determinação para cancelar eventos com mais de 100 pessoas e a suspensão das aulas nas escolas públicas. O último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda (16) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), confirmou, além dos nove casos da Covid-19 no estado, outros 62 casos sob investigação e 99 descartados. Dos pacientes diagnosticados com o vírus, oito estão em Fortaleza, enquanto um é do município de Aquiraz, na Região Metropolitana.

O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio de Aparecido Tosi, comunicou, através de nota, o encerramento da programação e a suspensão das caminhadas em todas as comunidades religiosas da capital cearense.

Canindé

A Paróquia de São José, localizada no bairro Bela Vista, no município de Canindé, a 117 KM de Fortaleza, também deve realizar a projeção de alguma das missas restantes nas redes sociais. “Estamos vendo como vai ser a transmissão, mas deve acontecer nas redes sociais da paróquia”, explica Vanderlúcio Souza, seminarista e assessor de comunicação da paróquia.

Nesta quinta (17), reta final para as comemorações do santo, a comunidade expediu comunicado informando aos fiéis a suspensão da caminhada em comemoração a São José.

Na nota, o Padre Roberto Reinaldo Pereira de Queiroz, pároco responsável pela unidade, recomenda que fiéis idosos evitem comparecer à igreja se estiverem com sintomas de gripe. No texto, o padre pede cautela e serenidade. “Não deixemos que a tristeza, a ansiedade ou o medo no paralise”, escreve.

Frequentador da caminhada há 30 anos, Paulo de Oliveira, 70, lamenta o cancelamento da procissão, mas diz entender o procedimento. “Vou sentir falta da alegria, do fervor, mas a gente não pode fazer nada, é seguir o que é correto. É triste, mas é o que é certo. Próximo ano tem, se Deus quiser”, avalia Paulo.

A procissão, que percorre cerca de dois quilômetros desde a Basílica de São Francisco das Chagas, no centro da cidade, até a Paróquia de São José, é seguida por diversos fiéis da região. “Eu acompanho tudinho. As missas, a passeata. Só não ia quando tinha problema de saúde e mesmo assim ficava triste”, relembra Paulo.

Apesar do cancelamento da caminhada e das medidas protetivas recomendadas pelo governo do estado, a Igreja deve realizar a última missa da novena presencialmente. Cadeiras foram dispostas em frente a sede da paróquia. “Nós estamos colocando 200 cadeiras do lado de fora da paróquia. Dentro da Igreja, vai ficar só o altar”, explica Vanderlúcio.

“Temos expectativa de um movimento menor. Já recomendamos que o público idoso fique em casa, acompanhando pela Internet. É somente para que algumas pessoas possam acompanhar”, reforça.

Religiões suspendem atividades

Não é o primeiro cancelamento religioso devido ao alastramento da Covid-19 no Ceará. A Arquidiocese estadual já havia suspendido outro evento católico na semana passada. A Caminhada Penitencial, prevista para acontecer no último domingo (15), em Fortaleza, foi cancelada em nota assinada pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio.

Na última sexta-feira (13), a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias suspendeu todas as atividades coletivas. A medida deve durar um mês e impactar cerca de 40 mil membros existentes no estado.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Dicas de Prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Fonte: G1 – CE
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: