IFCE: Unidades de oito cidades já aprovaram indicativo de greve

IFCE1Servidores de oito unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) aprovaram indicativo de greve. Os servidores de Juazeiro do Norte, Iguatu, Acaraú e Sobral, Tianguá, Ubajara, Camocim e Canindé aprovaram o indicativo e se somaram ao cenário de mobilização, rumo à construção de uma greve geral, que vem sendo debatida por entidades em todo o País.
A insatisfação crescente com as perdas de direitos e a consequente mobilização dos trabalhadores, rumo à construção de uma greve geral, vem crescendo em todo o País. Tal cenário é destacado por entidades como o Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), a Associação Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES) e a Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA), que têm trabalhado na preparação de um calendário de paralisações. No Rio Grande do Norte, servidores do IF enfrentaram uma greve que durou 68 dias. Já na Bahia, a paralisação dos servidores do IF continua. Em Sergipe, professores da Universidade Federal aprovaram dar início a greve no próximo dia 28.
 
A aprovação do indicativo de greve nas diversas unidades do IFCE também foi motivada pelo descontentamento dos servidores desses campi diante da perda de direitos que já haviam sido conquistados pela categoria. Com a garantia da jornada de 30 horas semanais ameaçada pela portaria 1025/GR, com a retirada do adicional insalubridade de setores que reconhecidamente estão associados à exposição dos trabalhadores a agentes nocivos à saúde, os servidores responderam com mobilização.
Próximos passos Representantes dos servidores do IFCE, eleitos em assembleia geral da categoria realizada no último dia 29/5, estarão reunidos durante a 131ª Plenária do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), nos dias 13 e 14/6, em Brasília. Os encaminhamentos dessa plenária serão debatidos durante nova assembleia geral dos servidores cearenses, que acontece no dia 19/6, às 16h, no campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica). Fonte: SINDICATO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (SINDSIFCE)
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: