Eleições 2024

Governo do Ceará anuncia reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores estaduais

Foto: Thiara Montefusco / Governo do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (11) o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede estadual para 2025. O aumento será concedido a servidores efetivos, temporários, aposentados e pensionistas, com pagamento retroativo a janeiro deste ano.

O projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) na próxima semana. Após a aprovação pelos deputados estaduais, seguirá para sanção do Executivo.

Reajuste negociado com Sindicato Apeoc

O percentual foi definido por meio de um acordo entre o governo e o Sindicato Apeoc, entidade que representa os professores do estado. Segundo Elmano, a decisão foi fruto de um diálogo eficaz para garantir a valorização do magistério cearense.

“Foi uma construção de entendimento muito importante para a educação do Ceará. Nosso compromisso é fortalecer a carreira dos professores e garantir melhores condições para a educação estadual.”

Outras medidas para valorização da categoria

Além do reajuste, o governador anunciou outras iniciativas para a valorização dos profissionais da educação:

Promoção sem titulação – O processo para as promoções referentes a 2024 começará em abril.
Pagamento retroativo para aposentados – A quitação do reajuste do piso de 2024 para os professores aposentados será antecipada para o primeiro semestre de 2025.
Antecipação do precatório do Fundeb – O governo estadual negocia com a União para antecipar o pagamento do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Ampliação da carga horária e convocações – O governo pretende chamar os remanescentes do último concurso de professores e abrir um processo para a ampliação definitiva da carga horária dos docentes ainda este ano.

Com o reajuste e as novas medidas, o Ceará reforça o compromisso com a educação e a valorização dos profissionais do setor. O impacto financeiro do reajuste será divulgado após a tramitação do projeto na Assembleia Legislativa.

Zeudir Queiroz