O governo do Ceará anunciou que o Dia do Servidor Público, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, será antecipado para a segunda-feira, 21 de outubro. Com isso, os servidores estaduais terão ponto facultativo nesta data.
A decisão foi comunicada pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (10) através de suas redes sociais, e o decreto que oficializa a mudança será publicado ainda hoje. A medida visa evitar que o feriadão coincida com o segundo turno das eleições municipais, marcado para o fim de semana seguinte, em 27 de outubro.
Apesar da antecipação, o governador garantiu que os serviços essenciais serão mantidos. “O decreto assegura o funcionamento das atividades essenciais à população, como saúde, segurança pública e abastecimento de água”, afirmou Elmano de Freitas.
O que é ponto facultativo?
O ponto facultativo é um regime no qual os servidores públicos são dispensados do trabalho sem prejuízo da remuneração. Normalmente, essa medida é adotada em dias úteis que antecedem ou sucedem feriados, permitindo que os funcionários tenham um período de descanso mais prolongado.
Com a antecipação do Dia do Servidor, o governo do Ceará busca evitar conflitos com o cronograma eleitoral, assegurando que o feriado não interfira no fim de semana decisivo do segundo turno, especialmente em Fortaleza, onde haverá nova rodada de votações para definir o prefeito da cidade.
Serviço:
- Ponto facultativo: 21 de outubro de 2024
- Dia do Servidor Público: antecipado do dia 28 para 21 de outubro
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024
- STF Convoca Mauro Cid para novo depoimento sobre plano de assassinato de Lula e Moraes - 20 de novembro de 2024