O Ministério da Saúde vai realizar uma operação “pente-fino” para notificar administrações que não estão cumprindo com as contrapartidas do programa Mais Médicos.
Uma reportagem publicada na edição deste domingo (9) do jornal O Estado de S. Paulo mostra que os profissionais cubanos, responsáveis pelo atendimento em unidades básicas de saúde nas periferias de grandes cidades e no interior do País, têm trabalhado sem receber o dinheiro da ajuda de custo prometido pelas prefeituras.
Para driblar o atraso, eles improvisam repúblicas, vivem de cestas básicas, recebem “vale-coxinha” e pagam, do próprio bolso, a passagem de ônibus para fazer visitas do Programa Saúde da Família (PSF).
De acordo com o ministro Arthur Chioro, os municípios que continuarem a deixar de pagar os auxílios moradia, alimentação e de transporte, mesmo após a notificação, serão descredenciados do programa.
“O governo federal não admite que os municípios deixem de cumprir seu papel. Todas as partes precisam seguir à risca o acordo de cooperação para que os profissionais trabalhem com as devidas condições. Em um prazo curto, todos teremos a garantia de que estaremos cumprindo nossos compromisso
#Com O Estado de S. Paulo.
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Conta de luz no Ceará terá novo número de identificação a partir de abril - 10 de março de 2026
- Seminário da FNP debate subfinanciamento dos municípios e impactos nos serviços públicos - 10 de março de 2026
- Operação Fronteira 2026 reforça combate às arboviroses na divisa entre Caucaia e Fortaleza - 9 de março de 2026
