
A maior plataforma de articulação territorial voltada à economia circular do Brasil será apresentada pelo Governo do Ceará durante o III Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), realizado entre os dias 25 e 27 de março, em Fortaleza (CE). Com realização da LB Cultura Circular e instância articuladora do Instituto Reinventando Futuros, o evento conta com patrocínio da Finep, Sudene, Banco do Nordeste (BNB) e GIZ, além de parceria estratégica e institucional do MDIC, Pacto Global da ONU, Instituto do Clima e Sociedade (ICS), Ministério da Fazenda, Selo ODS Brasil, PNUD e Consórcio Nordeste.
Mais de três mil pesquisadores, profissionais e membros da sociedade civil são aguardados durante os três dias de programação. Principal plataforma de articulação territorial do país, o FNEC chega à capital cearense para conectar o território às políticas públicas, lideranças e iniciativas de inovação regenerativa voltadas à economia circular.
Apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e idealizado pelo Movimento Reinventando Futuros, o Fórum reúne governos, organismos internacionais, setor privado, universidades, comunidades, lideranças territoriais e autoridades nacionais e internacionais. O objetivo é conectar soluções concretas a políticas públicas, financiamento e cooperação internacional, impulsionando estratégias de desenvolvimento sustentável para os nove estados do Nordeste.
Alinhado ao Plano Nacional de Economia Circular (2025–2034), o FNEC dialoga diretamente com o Projeto de Lei nº 5.662, que institui a Política Nacional de Economia Circular. Desde sua criação, em 2023, o Fórum atua como ponte entre os territórios e a estratégia nacional de transformação ecológica, antecipando movimentos do Nordeste no campo da economia de impacto e do Plano de Transformação Ecológica “Novo Brasil”, conduzido pelo Ministério da Fazenda.
Entre as autoridades nacionais e internacionais confirmadas estão Juliana Alves (Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará – SEPINCE), Júlia Chade (ODS Brasil), André Melo (Instituto do Clima e Sociedade), Nara de Lima (Rede Xique-Xique), Carolina Grottera (Subsecretária de Transformação Ecológica), Rebeca Wermont (gestão de sustentabilidade do FNEC), Leonel Neto (PNUD), Carlos Mauricio Cordeiro Vega (Ministério do Ambiente e Energia da Costa Rica), Tatiana Caiado (GIZ), Lauro Chaves (UECE) e Osmar Pontes (Citinova).
Certificação ODS Brasil fortalece compromisso com a Agenda 2030
Em 2025, o Fórum Nordeste de Economia Circular recebeu o Selo ODS Brasil, certificação nacional com chancela técnica do Instituto Vozes da Inclusão que reconhece organizações alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A certificação marca o início formal da Jornada de Certificação do Fórum, estabelecendo compromissos com governança, indicadores, monitoramento e impacto mensurável, consolidando a plataforma como espaço estruturado de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ceará como território-laboratório da economia circular
Reconhecido como o primeiro estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados de 2023, o Ceará tem fortalecido estratégias de investimento em sustentabilidade, inovação e economia circular.
Durante três dias, Fortaleza receberá lideranças públicas, autoridades federais e municipais, representantes de organismos multilaterais, lideranças femininas, indígenas e comunitárias, pesquisadores, artistas, empreendedores e especialistas em economia circular.
A expectativa é superar três mil participantes presenciais, com programação híbrida e mais de 74 horas de atividades gratuitas, distribuídas entre 45 painéis temáticos, 14 plenárias e oito sessões especiais, além de workshops, mentorias e conferências principais.
As atividades acontecerão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Hub Cultural Porto Dragão e na KUYA — Centro de Design do Ceará, equipamentos culturais estratégicos da capital cearense que reforçam o diálogo entre cultura, inovação e sustentabilidade.
O Ano III do FNEC também contará com episódios de podcast gravados na KUYA, com formato de plateia e transmissão ao vivo para todo o país.
Eixos estratégicos da edição 2026
A curadoria do Fórum está estruturada em dez eixos estratégicos:
-
Economia circular e cidades sustentáveis
-
Bioeconomia e desenvolvimento territorial
-
Economia criativa e cultura regenerativa
-
Economia solidária e inclusão produtiva
-
Educação, inovação e juventudes
-
Inovação aberta e metodologias sistêmicas
-
Finanças para a transformação ecológica
-
Caatinga — bioma, tecnologia e resiliência climática
-
Cura, espiritualidade, memória e transformação
-
Água e saneamento como política climática
A programação dialoga diretamente com sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ação Climática), ODS 14 (Vida na Água) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Fórum se consolida como plataforma permanente de articulação
Segundo Liu Berman, embaixadora do Movimento Reinventando Futuros, a edição de 2026 marca uma nova fase do FNEC.
“Em 2026, o Fórum Nordeste de Economia Circular dá um passo decisivo na sua trajetória: deixamos de ser apenas um evento anual para nos consolidarmos como uma plataforma permanente de articulação territorial no Nordeste. O Ceará abre a agenda inaugural deste ciclo, que se estende ao longo de todo o ano com ações estruturantes junto a governos, cadeias produtivas, universidades, movimentos sociais e setor privado. Nosso compromisso é que o Fórum não se encerre nos dias de conferência, mas gere entregas concretas até o final do ano, com legados institucionais, projetos implementados e pactos firmados no território.”
Diversidade e inclusão como princípio de governança
A diversidade e a inclusão fazem parte da estrutura do Fórum desde sua primeira edição, realizada em Salvador, em 2023. A diretriz funciona como eixo transversal de governança e orienta decisões estratégicas da plataforma.
Na edição de Fortaleza, esse compromisso é fortalecido pelo Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão, responsável por atuar na curadoria, governança, mobilização e construção metodológica das atividades.
A presença de lideranças femininas, povos indígenas, juventudes, catadores, empreendedores periféricos e territórios tradicionais reforça o entendimento do Fórum de que a economia circular deve estar associada à equidade territorial, justiça social e inclusão produtiva.
Entre as vozes da nova geração está Mavi Brilhante, liderança paraibana reconhecida internacionalmente por sua atuação em justiça climática e mobilização comunitária, além de uma das representantes brasileiras na COP30.
Trajetória itinerante do Fórum no Nordeste
A primeira edição do FNEC foi realizada em Salvador, em 2023, ocupando simultaneamente quatro museus da capital baiana e reunindo mais de 200 especialistas e organizações.
A segunda edição aconteceu em Pernambuco, em 2025, integrando a programação oficial do REC’n’Play e ampliando o diálogo com ecossistemas de inovação e tecnologia, além de envolver seis ministérios e duas autarquias federais.
A edição de 2026, no Ceará, marca a terceira etapa do circuito itinerante pelos nove estados do Nordeste. As próximas edições já têm previsão de realização em Alagoas (2027), Maranhão (2028), Piauí (2029), Paraíba (2030), Rio Grande do Norte (2031) e Sergipe (2032).
Ao consolidar uma rede de articulação institucional, inovação metodológica e impacto territorial, o III Fórum Nordeste de Economia Circular reafirma o papel do Ceará e do Nordeste como protagonistas da transição ecológica brasileira.
Serviço
Ano III do Fórum Nordeste de Economia Circular
Quando: 25 a 27 de março (as atividades da manhã do dia 26 são reservadas a convidados)
Onde:
Hub Cultural Porto Dragão – Rua Bóris, 90 C, Centro, Fortaleza (CE)
KUYA – Centro de Design do Ceará – Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza (CE)
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Evento gratuito
Fotos da última edição
Anna Vilarina
Assessoria de Imprensa Criativos
anna@criativospr.com.br
(75) 99248-1354
@criativos.pr
- Fortaleza recebe III Fórum Nordeste de Economia Circular com mais de três mil participantes - 11 de março de 2026
- Idoso José Wilson é encontrado em mata na localidade de Juá, em Canindé - 11 de março de 2026
- Caucaia promove mutirão de serviços neste sábado no Icaraí - 10 de março de 2026
