Nesta quinta-feira, 29 de maio, Fortaleza sedia a 19ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), evento que promete descontos de até 70% em uma ampla variedade de produtos e serviços. A ação é promovida pela CDL Jovem Fortaleza em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos da alta carga tributária no país.
Mais de 500 empresas participam da iniciativa
A expectativa é reunir mais de 500 empresas na capital cearense, abrangendo lojas de rua, shoppings, supermercados, farmácias e e-commerces. Além de estimular o consumo, o DLI visa gerar visibilidade para os lojistas e aquecer o comércio local.
Evento também propõe reflexão sobre o sistema tributário
Segundo a presidente da CDL Jovem Fortaleza, Máyra Thé, o evento vai além das promoções. “Trata-se de uma oportunidade de fomentar o debate público sobre a necessidade de modernização do sistema tributário brasileiro. Queremos chamar atenção para o peso dos impostos no cotidiano do cidadão e do empreendedor”, afirmou.
Carga tributária no Brasil chega a 40,71%
Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostram que, em 2024, o brasileiro trabalhou 149 dias – até 28 de maio – apenas para pagar tributos. Isso equivale a uma carga tributária de 40,71% sobre a renda, patrimônio e consumo da população.
Empresas confirmadas no DLI em Fortaleza
Entre as lojas de rua participantes estão: Chocobox, Colégio Kennedy, Essential, Espaço Belíssima, Ferrovia, Hublocal, Lojas Alves, Peça Rara, SV Elétrica Express. No Shopping RioMar Fortaleza participam: 50 Sabores, AC Brazil, ADA, Alecrim Presentes, Aliança de Ouro, American News, Artex, Bibi, Case Point, Cia Marítima, Clube Melissa, Colcci, Colchilar, Cosmética, Don Barber Beer, Dólmen, Fort Couro, Fortal Piercings, Fullphone, Highstil, Hospital do Smartphone, Itamaraty, Iury Costa, J Martins Perfumes, Lavie, Le Loyn Parfums, Leão 1918, Live!, Lucianna Rangel, Magazine Luiza, Maresia, Maranno, Maria Dolores, Milon, Na Hora, Noha Shoes, Óticas Visão, Parênte, Perfil Molduras, Pezinho e Cia, Pulcinella | Giappone, R do Sol, Rabbitohs, Renata Colchoaria, Republic Paradise, Reserva, Sandelly, Smart Eletron, Só Piercing by Fortal Piercing, Sonho Bianco, Stalker, Studio Z, Sunglass Hut, Superzon, Tommy Hilfiger, Touti Cosmetics, Up Phone, Usaflex, Verdant, Vozão, World Tennis.
No Shopping RioMar Kennedy, estão confirmadas: Adidas, Aliança de Ouro, De Bom com a Vida, Divertindo a Mente, Dmobile, Kiquitaluk, Le Loyn Parfums, Leão 1918, Livraria Leitura, Love Make, Maresia, Na Hora, Óticas Boris, Óticas Visão, Play Case, Ponto da Moda, Yes Cosméticos.
No Shopping Eusébio: American News, Beija Flor, Chica Fulô, Chilli Beans, D Mala I Cuia, Darling, Dmetal, Ibyte, Laliló, Magazine Luiza, Malu Malu, Nara Paiva, Oculart, Óticas Eusébio, Óticas Visão, Peteka, Ponto da Moda, Real M Motoshop, Sodine, Vou de Prata, Zavattieri.
Outros participantes
A campanha também conta com a adesão de 23 unidades do Pinheiro Supermercado, 15 lojas da Magazine Luiza e 8 unidades da Acal.
–
Com informações do Gcmais
- Fortaleza perde, mas se classifica para as oitavas da Libertadores - 30 de maio de 2025
- Falece Horácio Matoso de Lima, ícone do jornalismo de Russas - 29 de maio de 2025
- Conheça os serviços digitais da Sefin Caucaia - 29 de maio de 2025