Eleições 2024

Fortaleza prepara festa de 287 anos para o próximo sábado

Show, fórum e exposição fotográfica destacam-se na programação alusiva ao aniversário da cidade

A história oficial registra no próximo sábado 287 anos de existência de Fortaleza. No aniversário da Capital cearense – cidade com mais de 2,5 milhões de habitantes e que também é conhecida como “Loura Desposada do Sol” -, algumas iniciativas para a homenagem deverão tornar a data, 13 de abril, um dia mais alegre e de lazer para os seus moradores e visitantes.

O dia 13 de abril é a data oficial do nascimento da Capital cearense. Para celebrar, haverá uma série de eventos em homenagem à cidade FOTO: JOSÉ LEOMAR

A programação da Prefeitura alusiva à data será desenvolvida no Aterro da Praia de Iracema e terá como atração principal o cantor Milton Nascimento, que se apresentará a partir das 21 horas. O músico, que está completando 50 anos de carreira, será acompanhado pela fadista portuguesa Carminho e pela Orquestra Eleazar de Carvalho.

A programação começa às 16 horas com a Arena Infantil. Às 18h acontecerá o show “Brincadeiras Cantadas”, do grupo Palavra Cantada, e às 20h o show “Para cantar Fortaleza”, com artistas locais. A noite termina com a apresentação do Milton.

Cultura

Como uma forma de ampliar o acesso da população à cultura e ao lazer, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá assegurar no aniversário da cidade a utilização da tarifa social. A passagem de ônibus e vans custará R$ 1,60 (inteira) e R$ 0,80 (meia).

Para garantir mais conforto e tranquilidade no deslocamento até o local da festa, a frota média do transporte coletivo do sábado, que é de 1.300 ônibus, será reforçada com 30 ônibus extras a partir de 13h. Esses veículos irão compor sete linhas especiais saindo dos terminais em direção ao Aterro e circularão até zero hora. Após esse horário, as linhas corujões poderão ser utilizadas pela população.

Os ônibus irão seguir a orientação de desvio indicada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). A Etufor disponibilizará, ainda, uma equipe composta por quinze agentes para organizar o embarque e desembarque de passageiros nas paradas de ônibus situadas no entorno do evento e para orientar as eventuais mudanças.

Já a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realizará, amanhã, dia 12, a partir das 8h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), a 6ª edição do Fórum Adolfo Herbster. O evento objetiva promover uma discussão sobre o planejamento da cidade com relação às questões urbanísticas e ambientais, dando início às comemorações do Município referentes ao aniversário de 287 anos de Fortaleza.

O fórum inclui palestras e debates divididos em duas temáticas: “A Cidade no Futuro”, na qual haverá apresentações relacionadas aos casos de intervenções urbanas de sucesso, como o exemplo Barcelona e Recife; e “O Futuro na Cidade”. Também reunirá duas exposições: uma com trabalhos de estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Faculdade Nordeste (Fanor), e a outra apresentará um resgate histórico sobre a evolução do planejamento urbano da Capital.

Já o Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) lançou ontem, às 20 horas, a exposição “Fortaleza a Pé – Caminhadas Culturais – 18 anos”. A mostra divulga 100 fotografias coletadas entre os anos de 1995 e 2013 pelo Projeto Fortaleza a Pé, que chega aos 18 anos no dia do aniversário de Fortaleza.

Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz