Fortaleza libera 1ª dose da vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos sem agendamento prévio

A partir desta segunda-feira (28), todas as crianças de 5 a 11 anos podem se vacinar após efetivação do cadastro no site Saúde Digital. Foram aplicadas 121.660 doses da vacina neste público-alvo.

Crianças de 5 a 11 anos tomam vacina contra a Covid no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Começa, a partir desta segunda-feira (28), a aplicação da primeira dose da vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, mesmo sem agendamento prévio. Segundo a Secretária Municipal da Saúde (SMS), basta as crianças estarem cadastradas há 48h no site Saúde Digital. A SMS reforça que no momento, foram aplicadas 121.660 doses da vacina neste público-alvo.

Fortaleza vacina crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 desde 15 de janeiro. Foram contempladas, simultaneamente, crianças em ordem decrescente de idade, restritas ao leito, institucionalizadas, com comorbidades e com deficiência permanente.

No total, 170.316 crianças foram agendadas para receber a vacina, destas, 121.660 compareceram para receber o imunobiológico, o que representa uma taxa de abstenção de aproximadamente 28%. Neste mesmo período, Fortaleza recebeu 182.790 doses da vacina pediátrica contra a Covid-19, das marcas Pfizer e CoronaVac.

O Centro de Eventos do Ceará, primeiro centro de vacinação infantil, continuará acolhendo esse público. Os demais centros seguem uma programação divulgada diariamente no Portal da Prefeitura de Fortaleza.

Na Capital, as crianças estão sendo imunizadas com as vacinas da Pfizer (5 a 11 anos) e Coronavac (6 a 11 anos), ambas com uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Documentos necessários

No ato da vacinação da criança, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação (certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte).Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Síndrome gripal

A SMS ressalta que a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19 segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e o Ministério da Saúde (MS).

Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado do exame positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: