Fortaleza está em alerta “altíssimo” de propagação da Covid-19

Imagem de divulgação da Web
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado na plataforma IntegraSUS, Fortaleza está em alerta “altíssimo” de propagação da Covid-19. Além da Capital, os demais municípios cearenses têm níveis de alerta entre “moderado” e “altíssimo”. Isso significa que nenhum dos municípios se enquadra mais na classificação “novo normal”, de nível 1, com risco baixo para transmissão do coronavírus. No nível “altíssimo”, o estágio mais preocupante, 70 cidades figuram na lista. Os níveis de alerta levam em consideração as semanas epidemiológicas dos dias 31 de janeiro a 13 de fevereiro. Os dados mostram ainda que 88% de todas as cidades aparecem com níveis de alerta “alto” ou “altíssimo”. São quase 9 entre cada dez cidades nessa situação. Estão nessa lista ainda, por exemplo, Caucaia, Canindé, Beberibe, Crateús e Juazeiro do Norte. Somente 22 municípios estão em alerta moderado, como Massapê, Varjota, São Benedito e Viçosa do Ceará.

Situação da covid-19 em Fortaleza

A situação da covid-19 é alarmante em toda a rede de saúde de Fortaleza. Segundo o IntegraSus, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará, a Capital possui uma ocupação de 95.94% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos já ocupados. Nas enfermarias, também para adultos, o número é de 90.77%. Seis hospitais de Fortaleza estão com 100% dos leitos de UTIs ocupados. Até a noite da última segunda-feira (15), o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, referência no tratamento da covid-19 no Ceará, tinha apenas 5 vagas disponíveis. No Hospital Regional Unimed, dos 76 leitos disponíveis, 74 estão ocupados.

32 novos leitos de UTI

O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta terça-feira (16), nas redes sociais, que o Hospital Estadual Leonardo da Vinci, em Fortaleza, ganhou mais 32 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 85 de enfermaria exclusiva para atender pacientes com covid-19. Com o aumento, a unidade de saúde chega a 132 leitos de UTIs. Camilo também informou que a rede estadual de saúde deve chegar a 703 leitos de UTI para covid até o fim deste mês. “Continuamos ampliando esses leitos em todo o estado, em virtude do preocupante aumento de casos”, publicou.

Internações em UTI aumentam 99% em hospitais da rede privada

Os hospitais da rede Unimed Fortaleza tiveram um aumento de 99% de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em apenas 15 dias. Desde o início de fevereiro, o número de pessoas com covid-19 nas unidades de saúde da rede aumentaram 69% e o crescimento de pacientes que precisam de respiradores foi de 109%. Segundo o balanço divulgado pelo médico Elias Leite, no primeiro dia deste mês 221 pessoas estavam internadas com covid-19 na rede de saúde privada. Nesta segunda-feira (15), esse número é de 373. O que precisam das UTIs, no começo de fevereiro, eram 76, mas agora são 151 pessoas. Dos que precisavam usar respiradores, eram 43 no dia 1º, no dia 15 são 90.

Aumento de casos no Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou em suas redes sociais, no último domingo (14), que conversou por telefone com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Além de falar sobre vacina, o chefe do Executivo Estadual informou ao ministro a situação da Covid-19 no Ceará. “Relatei ao ministro o aumento considerável de casos em nosso estado, e pedi apoio no credenciamento de leitos de enfermaria e UTI Covid que vêm sendo abertos pelo Governo do Estado. Temos ampliado muito nossa rede pública para que os cearenses tenham um atendimento digno. Agradeço ao ministro a disposição demonstrada em ajudar ao Ceará”, finaliza Camilo a publicação nas redes sociais Fonte: https://gcmais.com.br/  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: