Excluído do Estadual deste ano e rebaixado para a Série B da competição, Tricolor tenta suspender a decisão do julgamento da última quinta-feira para jogar a semifinal contra o Icasa
Na tarde desta sexta-feira (27), os departamentos jurídicos do Fortaleza e da Federação Cearense de Futebol (FCF) protocolaram pedidos de efeito suspensivo no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF-CE) contra a exclusão do Tricolor do Campeonato Cearense de 2015, determinada em julgamento na última quinta (26).
Com a decisão do Tribunal, o Leão foi excluído e rebaixado para a Série B do Estadual de 2016 – o Icasa, adversário na semifinal, foi declarado finalista. Na manhã desta sexta, o presidente Jorge Mota, que defende o clube no caso, afirmou que entraria com o pedido de efeito suspensivo para evitar imbróglios na competição e resolver a situação futuramente.
À tarde, o mandatário tricolor e o representante do clube na FCF, Demetrius Coelho, estiveram na sede do Tribunal para protocolar o pedido. Já a Federação, após ser oficiada pelo TJDF da decisão, ingressou no processo como terceiro interessado e entrou com recurso voluntário com pedido de efeito suspensivo.
A expectativa tanto do clube quanto da entidade é que o efeito suspensivo seja dado até a próxima segunda-feira (30). O jogo de ida contra o Icasa, pela semifinal do Cearense, está marcado para o próximo dia 5, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.
O Leão foi julgado por recorrer à Justiça Comum antes de esgotar as esferas esportivas em 2002, de acordo com o Tribunal – a Procuradoria do TJDF reabriu o caso na última semana após ser oficiada pela FCF. Na ocasião, o clube alegou que o atacante costa-riquenho David Madrigal, do Ceará, estava atuando irregularmente, sem visto de trabalho, e recorreu ao TJD pedindo a perda de 17 pontos do Vovô. O Alvinegro conseguiu a vitória no Tribunal, e o Tricolor foi à 17ª Vara Cível da Justiça Comum.
Em meio à polêmica extracampo no Estadual, o Fortaleza volta a campo no próximo domingo (29) para encarar o Sport, às 16h, na Ilha do Retiro, em Recife, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Nordeste. Com a vitória por 1 a 0 na primeira partida, no Castelão, o Tricolor precisa apenas de um empate para avançar à semifinal. O Rubro-Negro, por sua vez, tem que ganhar por dois gols de diferença. O vencedor do confronto encara Bahia ou Campinense na próxima fase.
Fonte: Diário do Nordeste
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024