O prefeito José Sarto (PDT) destacou a importância de garantir a participação democrática ao justificar a medida que isenta a tarifa de transporte público no dia da votação. Segundo ele, o voto é um direito constitucional e um dever do cidadão, e a gratuidade no transporte visa assegurar “a plenitude do exercício do voto, da cidadania e da democracia”. Ele também ressaltou o impacto social da proposta, que foi enviada à Câmara Municipal em regime de urgência.
Para garantir o serviço, foram mobilizados 900 veículos regulares e 75 complementares, em cada dia de votação, com um custo estimado de R$ 783,5 mil por turno, totalizando mais de R$ 1,5 milhão. Esses recursos serão provenientes da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Após a aprovação pela Câmara, o projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) anunciou que, no próximo domingo (27), durante o segundo turno das eleições municipais, os eleitores terão acesso gratuito aos ônibus das 5h às 18h. Para atender à demanda, haverá uma programação especial com o reforço de 25 ônibus reservas, totalizando 873 veículos em operação.
No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, aproximadamente 207 mil passageiros foram beneficiados pela gratuidade, que garantiu o acesso livre a ônibus, terminais de integração e estações dos corredores de ônibus.
A gratuidade no transporte público foi aprovada pela Câmara Municipal em projeto de lei enviado pelo Executivo e é válida nos dois turnos das eleições, permitindo que eleitores se desloquem até os locais de votação nas datas estipuladas pela Justiça Eleitoral: 6 e 27 de outubro.
–
Com informações do Gcmais
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024