Fortaleza conclui aplicação da 1ª dose de vacina contra a Covid-19 nesta segunda

As últimas vacinas destinadas à primeira dose vão ser aplicadas em profissionais de saúde e idosos remanescentes que eventualmente não conseguiram ser vacinados quando as equipes da prefeitura visitaram as casas anteriormente
Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

Fortaleza prevê concluir nesta segunda-feira (22) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. A secretaria municipal da Saúde aguarda novos lotes do imunizante serem enviados pelo Ministério da Saúde para finalizar a aplicação da primeira dose nos grupos prioritários da primeira fase. As informações foram repassadas pela secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, em transmissão ao vivo em rede sociais.

Segundo Ana Estela, a meta era ter finalizado a primeira dose em idosos e profissionais da saúde até o domingo (21), contudo, não foi viável, uma vez que “nem todas as rotas [para idosos] conseguiram ser cumpridas”. Além disso, ela afirmou que a aplicação de primeira dose também continua nesta segunda no Centro de Eventos do Ceará para trabalhadores da linha de frente que ainda não foram vacinados.

“Hoje, portanto, a gente conclui todas as D1 [primeira dose], vacinamos ainda com D1 trabalhadores da saúde e da linha de frente que ainda não haviam sido contemplados e, hoje, oficialmente, concluiremos todas as D1”, disse.

A secretaria municipal da Saúde informou que a orientação do Ministério Público de não reter vacinas para a segunda dose é relativa às próximas remessas.

De acordo com a secretária, 114.762 pessoas receberam a primeira dose da vacina; desse total, 29.514 também já tomaram a segunda dose. Esta inclui profissionais da saúde e idosos institucionalizados. O município pretende continuar aplicando a segunda dose nos demais contemplados, conforme Ana Estela.

Nos últimos dias, em outras cinco capitais do país, a falta de vacina levou à interrupção na aplicação da 1ª dose em públicos que já estavam sendo imunizados. Cuiabá, Campo Grande, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza suspenderam a aplicação de 1ª dose em idosos que não estão em asilos – em Cuiabá, também foi mantida a imunização dos que estão acamados.

Mais leitos

 

A secretária ainda informou que mais de 100 leitos adicionais específicos para a Covid-19 já foram instalados nas Unidades de Pronto Atendimento de Fortaleza (UPAs). Segundo ela, nesta terça-feira (23) deve ser finalizada a expansão do total de 170 unidades de enfermaria.

No fim de semana, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) anunciou a expansão no Frotinha de Messejana, garantindo 62 leitos de enfermaria no hospital. De acordo com Ana Estela, essas unidades devem funcionar a partir do dia 1º de março. O prefeito informou que a rede assistencial contra a Covid-19 inclui 82 novos leitos no Hospital da Mulher; 40 de UTI no Instituto Dr. José Frota (IJF), bem como nos hospitais de contratualização como o Fernandes Távora e o Sopai.

O Governo do Estado vai ampliar leitos de UTI no Hospital Leonardo da Vinci, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital de Messejana.

Sem previsão de lotes

 

Um carregamento de vacinas de Oxford deve chegar ao Ceará até o fim desta semana, segundo Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Governo do Ceará. O governador Camilo Santana (PT) havia dito que os imunizantes poderiam chegar até o dia 22 de fevereiro, logo depois de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O Ministério da Saúde prometeu repassar as 2,7 milhões de doses de CoronaVac, desenvolvidas pelo Instituto Butantan, até o fim deste mês para todos os estados brasileiros, mas não especificou qual seria o dia.

Fonte: https://g1.globo.com/ce

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: