Flexibilização do lockdown: missas continuarão sem público presencial no Ceará

O pronunciamento veio a partir do anúncio do fim do lockdown no Ceará. A Igreja Católica considera que o cenário da pandemia no Ceará “ainda preocupa e inspira cuidados”, com manutenção do protocolo adotado para o lockdown

A Arquidiocese de Fortaleza publicou nota nesse sábado, 10, afirmando que as celebrações nas comunidades eclesiais católicas e os atendimentos pastorais devem continuar ocorrendo sob as condições determinadas em 4 de março, quando passou a ser estabelecido novamente o lockdown em Fortaleza. Assim, a orientação é de que missas sigam sendo realizadas virtualmente e sem presença de fiéis. O pronunciamento veio a partir do anúncio do fim do lockdown no Ceará durante a semana e do início da reabertura, a partir desta segunda-feira, 12, de atividades que estavam com restrições no Estado. As instituições religiosas foram contempladas com a decisão e passaram a poder realizar atividades presencialmente com até 10% de capacidade das 5 às 20 horas de segunda à sexta-feira.

Mesmo assim, considerando que o cenário da pandemia no Ceará “ainda preocupa e inspira cuidados”, a autoridade arquidiocesana de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Marques determinou que os procedimentos adotados no período de isolamento social rígido continuem sendo seguidos.

De acordo com a nota, assinada pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral Padre Watson Holanda Façanha, a determinação vale “mesmo nos dias e horários permitidos pelo atual decreto, até que possamos ter, ainda que com público reduzido, as celebrações presenciais também nos finais de semana com mais segurança e estabilidade”. O texto é encerrado com a afirmação de que são aguardados “os novos posicionamentos das autoridades sanitárias e determinações dos decretos governamentais futuros para alteração da orientação arquidiocesana”. No Ceará, haverá toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã durante a semana. Nos fins de semana, haverá lockdown. Assim, somente atividades consideradas essenciais poderão funcionar no sábado e no domingo. A abertura do comércio será feita gradualmente e há atividades que seguirão restritas. Leia a nota da Arquidiocese de Fortaleza na íntegra:
Diante da publicação do DECRETO Nº 34.031 do Governo do Estado do Ceará, de 10 de abril de 2021, que nos termos da lei estabelece para o período de 12 a 18 de abril às regras aplicáveis às atividades dos setores do comércio e dos serviços, indicando no Art. 7º:

– pelo item I, que “das 20h da sexta-feira às 5h da segunda-feira, todas as atividades sujeitar-se-ão, inclusive quanto a horários de funcionamento, às regras de isolamento social rígido previstas no Decreto n.º 33.965, de 04 de março de 2021” (a saber – “às instituições religiosas será permitido o atendimento individual para fins de assistência a fiéis, devendo as celebrações acontecerem sempre de forma virtual, sem presença de público, ficando a equipe responsável ressalvada”).

– e, pelo item II (que trata das atividades “nos demais dias e horários”, isto é, das 5h às 20h de segunda à sexta feira), no § 2º que – “As instituições religiosas poderão realizar celebrações presenciais, desde que observados o limite de 10% (dez por cento) da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, mantida, em todo caso, a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual”.

A Autoridade Arquidiocesana de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, considerando que o cenário da COVID-19 no nosso Estado ainda preocupa e inspira cuidados (a ponto de o governo manter o isolamento social rígido), determina que as celebrações nas comunidades eclesiais católicas e que os atendimentos pastorais, continuem acontecendo conforme o que foi anteriormente determinado [Nota 04/03/2021] e com os devidos protocolos mesmo nos dias e horários permitidos pelo atual decreto, até que possamos ter, ainda que com público reduzido, as celebrações presenciais também nos finais de semana, em que celebramos o Dia do Senhor, com mais segurança e estabilidade.

Esperamos os novos posicionamentos das autoridades sanitárias e determinações dos decretos governamentais futuros para alteração da orientação arquidiocesana.

Fortaleza, 10 de abril de 2021. Padre Watson Holanda Façanha Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Fonte: https://www.opovo.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: